O TEMA AVALIAÇÃO ESCOLAR NA ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL TEM SIDO ABORDADO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA E ESSA PRODUÇÃO DEVE SER ANALISADA, POIS PARA ALÉM DE SEUS PROPÓSITOS CIENTÍFICOS FUNDAMENTA REFERENCIAIS ESCOLHIDOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. FIZEMOS UMA PESQUISA COM BASE NA LEITURA DE ARTIGOS ACADEMICAMENTE REFERENDADOS COMO ESPECÍFICOS E, POR ISSO, LEVANTAMOS A PRODUÇÃO SOBRE O TEMA NO ÂMBITO DA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, NA REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, NA REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E NO GRUPO DE TRABALHO 15 (GT 15 EDUCAÇÃO ESPECIAL) DA ANPED, SOB UM RECORTE TEMPORAL DE 1988 (CONSTITUIÇÃO FEDERAL) A 2018. PRETENDEMOS IDENTIFICAR QUEM SÃO OS PESQUISADORES E GRUPOS QUE TÊM CONSTRUÍDO ESSES REFERENCIAIS E, COM BASE NO CONCEITO DE CAMPO DE BOURDIEU, PRODUZIMOS UM INVENTÁRIO ESPECIFICANDO COM QUAIS CONCEITOS/PALAVRAS ESSE UNIVERSO TEM SIDO DELIMITADO. OS RESULTADOS APONTARAM À PREVALÊNCIA DA AVALIAÇÃO COM BASE NO DIAGNÓSTICO CLÍNICO EM DETRIMENTO DA AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA, DEMONSTRANDO O QUANTO A INTENCIONALIDADE NA AÇÃO AVALIATIVA É FUNDAMENTADA NO MODELO BIOMÉDICO DA DEFICIÊNCIA, ROTULANDO O ESTUDANTE COMO POTENCIAL FRACASSO EM RELAÇÃO A SUA ESCOLARIZAÇÃO.