ESTE ARTIGO TORNA-SE RELEVANTE, POIS OBJETIVA ANALISAR E DISCUTI SOBRE A TEMÁTICA REFERENTE A RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO FERRAMENTA INCLUSIVA PARA O ENSINO DA ESCRITA COM CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, BEM COMO FAZER UM RECORTE DO CAMPO DE EXPERIÊNCIA, ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO, PARA OPORTUNIZAR O LETRAMENTO LITERÁRIO DE CRIANÇAS COM AUTISMOS. NO QUE DIZ RESPEITO AO CAMINHO METODOLÓGICO, OPTAMOS POR FAZER UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, POIS ENTENDEMOS QUE ESSE TIPO DE ESTUDO NOS DARÁ CONDIÇÕES PARA POSTERIORMENTE DESENVOLVER UMA PESQUISA AÇÃO. LOGO, A INTENCIONALIDADE AQUI NÃO É ESGOTAR A TEMÁTICA, MAS REFLETIR SOBRE AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS ESPECÍFICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SÓCIO EMOCIONAIS, VISUAIS, COMPORTAMENTAIS DE CRIANÇAS COM AUTISMO. NESTA PERSPECTIVA, NA DISCUSSÃO APRESENTAMOS QUESTÕES QUE REAFIRMA A NECESSIDADE DE SE TRABALHAR O PROCESSO DE INCLUSÃO A PARTIR DA CAPACITAÇÃO DOCENTE DAS POLÍTICAS SOCIAIS E EDUCACIONAIS. PARA ISSO, FUNDAMENTAMOS O NOSSO ESTUDO EM CONCEPÇÕES DE LEITURA E DE ENSINO DEFENDIDAS PELAS AUTORAS SOARES (2020), MANTOAN (2003), ROTTA (2016) E NAS LEGISLAÇÕES E DOCUMENTOS NORMATIVOS COMO A BNCC (2017).