O ESPORTE É UM FENÔMENO SOCIOCULTURAL QUE POSSIBILITA A INSERÇÃO E INTEGRAÇÃO DE TODO E QUALQUER
INDIVÍDUO EM SEU CONTEXTO INDEPENDENTE DE SUAS HABILIDADES, CAPACIDADES E MOBILIDADES. NO ENTANTO, SE
FAZ NECESSÁRIO ENTENDER A IMPORTÂNCIA DE PROFISSIONAIS CAPACITADOS PARA PROPICIAR TODOS OS BENEFÍCIOS DA
PRÁTICA. O PRESENTE ESTUDO APONTA COMO SE DEU O PROCESSO DE APROXIMAÇÃO E INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA
NA PRÁTICA ESPORTIVA, IDENTIFICANDO QUAIS FORAM OS BENEFÍCIOS E OS PERCALÇOS ENCONTRADOS NESSE CAMINHO.
NESSA PERSPECTIVA, O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO FOI RELATAR OS AVANÇOS DE CRIANÇAS AUTISTAS NO CONTEXTO
ESPORTIVO ATRAVÉS DAS PRÁTICAS DE INCLUSÃO A PARTIR DOS RELATOS DAS MÃES. OS INTERLOCUTORES DO ESTUDO
FORAM QUATRO MÃES DE CRIANÇAS QUE TEM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA. SENDO OS PARTICIPANTES
DE MODALIDADES ESPORTIVAS SISTEMATIZADAS COMO A NATAÇÃO, JUDÔ, FUTSAL E FUTEBOL. OS PRATICANTES DAS
MODALIDADES ESPORTIVAS TINHAM A FAIXA ETÁRIA ENTRE 2 A 10 ANOS DE IDADE. AS MODALIDADES PELA QUAL ELES
PRATICAVAM, VARIAVA ENTRE UM PERÍODO DE UM MÊS E OUTROS QUE CHEGAVAM A CINCO ANOS. PÔDE-SE CONCLUIR
QUE APESAR DAS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS PROFISSIONAIS E OS SENTIMENTOS DE MEDO E RECEIO GERADO
PELO NOVO, A PRÁTICA ESPORTIVA TEM AGIDO DE FORMA BASTANTE PRODUTIVA, TRAZER PARA O CONTEXTO SOCIAL,
PESSOAS QUE AINDA SÃO EXCLUÍDAS E TIDAS COMO DIFÍCEIS DE LIDAR.