Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ESPORTE E INCLUSÃO: OS BENEFÍCIOS ORIUNDOS DA PRÁTICA SOBRE A ÓPTICA DAS MÃES.

Palavra-chaves: AUTISMO, ESPORTE, INCLUSÃO, MÃES, Artigo Completo AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
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      INDIVÍDUO EM SEU CONTEXTO INDEPENDENTE DE SUAS HABILIDADES, CAPACIDADES E MOBILIDADES. NO ENTANTO, SE\r\n
      FAZ NECESSÁRIO ENTENDER A IMPORTÂNCIA DE PROFISSIONAIS CAPACITADOS PARA PROPICIAR TODOS OS BENEFÍCIOS DA\r\n
      PRÁTICA. O PRESENTE ESTUDO APONTA COMO SE DEU O PROCESSO DE APROXIMAÇÃO E INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA\r\n
      NA PRÁTICA ESPORTIVA, IDENTIFICANDO QUAIS FORAM OS BENEFÍCIOS E OS PERCALÇOS ENCONTRADOS NESSE CAMINHO.\r\n
      NESSA PERSPECTIVA, O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO FOI RELATAR OS AVANÇOS DE CRIANÇAS AUTISTAS NO CONTEXTO\r\n
      ESPORTIVO ATRAVÉS DAS PRÁTICAS DE INCLUSÃO A PARTIR DOS RELATOS DAS MÃES. OS INTERLOCUTORES DO ESTUDO\r\n
      FORAM QUATRO MÃES DE CRIANÇAS QUE TEM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA. SENDO OS PARTICIPANTES\r\n
      DE MODALIDADES ESPORTIVAS SISTEMATIZADAS COMO A NATAÇÃO, JUDÔ, FUTSAL E FUTEBOL. OS PRATICANTES DAS\r\n
      MODALIDADES ESPORTIVAS TINHAM A FAIXA ETÁRIA ENTRE 2 A 10 ANOS DE IDADE. AS MODALIDADES PELA QUAL ELES\r\n
      PRATICAVAM, VARIAVA ENTRE UM PERÍODO DE UM MÊS E OUTROS QUE CHEGAVAM A CINCO ANOS. PÔDE-SE CONCLUIR\r\n
      QUE APESAR DAS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS PROFISSIONAIS E OS SENTIMENTOS DE MEDO E RECEIO GERADO\r\n
      PELO NOVO, A PRÁTICA ESPORTIVA TEM AGIDO DE FORMA BASTANTE PRODUTIVA, TRAZER PARA O CONTEXTO SOCIAL,\r\n
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Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

O ESPORTE É UM FENÔMENO SOCIOCULTURAL QUE POSSIBILITA A INSERÇÃO E INTEGRAÇÃO DE TODO E QUALQUER INDIVÍDUO EM SEU CONTEXTO INDEPENDENTE DE SUAS HABILIDADES, CAPACIDADES E MOBILIDADES. NO ENTANTO, SE FAZ NECESSÁRIO ENTENDER A IMPORTÂNCIA DE PROFISSIONAIS CAPACITADOS PARA PROPICIAR TODOS OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA. O PRESENTE ESTUDO APONTA COMO SE DEU O PROCESSO DE APROXIMAÇÃO E INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA NA PRÁTICA ESPORTIVA, IDENTIFICANDO QUAIS FORAM OS BENEFÍCIOS E OS PERCALÇOS ENCONTRADOS NESSE CAMINHO. NESSA PERSPECTIVA, O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO FOI RELATAR OS AVANÇOS DE CRIANÇAS AUTISTAS NO CONTEXTO ESPORTIVO ATRAVÉS DAS PRÁTICAS DE INCLUSÃO A PARTIR DOS RELATOS DAS MÃES. OS INTERLOCUTORES DO ESTUDO FORAM QUATRO MÃES DE CRIANÇAS QUE TEM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA. SENDO OS PARTICIPANTES DE MODALIDADES ESPORTIVAS SISTEMATIZADAS COMO A NATAÇÃO, JUDÔ, FUTSAL E FUTEBOL. OS PRATICANTES DAS MODALIDADES ESPORTIVAS TINHAM A FAIXA ETÁRIA ENTRE 2 A 10 ANOS DE IDADE. AS MODALIDADES PELA QUAL ELES PRATICAVAM, VARIAVA ENTRE UM PERÍODO DE UM MÊS E OUTROS QUE CHEGAVAM A CINCO ANOS. PÔDE-SE CONCLUIR QUE APESAR DAS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS PROFISSIONAIS E OS SENTIMENTOS DE MEDO E RECEIO GERADO PELO NOVO, A PRÁTICA ESPORTIVA TEM AGIDO DE FORMA BASTANTE PRODUTIVA, TRAZER PARA O CONTEXTO SOCIAL, PESSOAS QUE AINDA SÃO EXCLUÍDAS E TIDAS COMO DIFÍCEIS DE LIDAR.

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