AS AVALIA??ES EXTERNAS EM LARGA ESCALA S?O PROCEDIMENTOS AMPLOS DIRIGIDOS AOS SISTEMAS EDUCACIONAIS COMO UM INSTRUMENTO PARA COLETA DE DADOS SOBRE O DESEMPENHO ESCOLAR. NESSE SENTIDO, ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR OS IMPACTOS DAS AVALIA??ES EXTERNAS EM LARGA ESCALA NO PROCESSO DE INCLUS?O DE CRIAN?AS COM AUTISMO NO ENSINO REGULAR. FOI SUJEITO DA PESQUISA UMA PROFESSORA DO 2? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE P?BLICA DE FORTALEZA QUE TEM EM SUA TURMA DOIS ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM AUTISMO. UTILIZOU-SE COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA A OBSERVA??O N?O PARTICIPANTE E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM ESSA DOCENTE. OS RESULTADOS OBTIDOS EVIDENCIARAM QUE TANTO A PROFESSORA QUANTO ?S CRIAN?AS, SOBRETUDO AS CRIAN?AS COM AUTISMO, ESTAVAM SOBRECARREGADAS EM DECORR?NCIA DAS EXIG?NCIAS POR BONS RESULTADOS NAS AVALIA??ES EXTERNAS. ADEMAIS, IDENTIFICOU-SE QUE A ?NICA PROFISSIONAL QUE AUXILIAVA AS CRIAN?AS COM TEA, BEM COMO AS CRIAN?AS COM DEFICI?NCIA NAS ATIVIDADES, ERA UMA PROFISSIONAL DE APOIO. OBSERVOU-SE TAMB?M QUE AS CRIAN?AS SA?AM CONSTANTEMENTE DURANTE AS AULAS PARA UM REFOR?O VOLTADO PARA A PREPARA??O PARA AS AVALIA??ES EXTERNAS OFERECIDO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCA??O. POR FIM, IDENTIFICOU-SE QUE OS ALUNOS P?BLICO-ALVO DA EDUCA??O ESPECIAL N?O T?M SUA NOTA CONTABILIZADA NOS ?NDICES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA/CE. ASSIM, PERCEBEU-SE QUE NA INSTITUI??O PESQUISADA, AS AVALIA??ES EXTERNAS INFLUENCIAVAM NEGATIVAMENTE O PROCESSO DE INCLUS?O ESCOLAR DE DISCENTES COM TEA, POIS OS DADOS OBTIDOS N?O ERAM UTILIZADOS PARA REFLEX?ES E MELHORIAS NAS PR?TICAS PEDAG?GICAS DA ESCOLA E SIM COMO UM MECANISMO DE CONTROLE E DIRECIONAMENTO DAS A??ES DESENVOLVIDAS.