RESUMO
O PRESENTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE RELATAR PRÁTICAS DE LEITURA E DE PRODUÇÃO TEXTUAL REALIZADA COM
ALUNOS SURDOS, VISANDO AO DESENVOLVIMENTO E AO INCENTIVO DO ENSINO DA LIBRAS, DE FORMA INTERATIVA,
ENVOLVENDO A COMUNIDADE ESCOLAR E SEUS FAMILIARES, COM A UTILIZAÇÃO DE RECURSO VISUAL, TEXTOS,
CONFECÇÕES DE IMAGENS, TEATRO E VÍDEOS PARA A REALIZAÇÃO DAS OFICINAS EM LIBRAS. NESSE CONTEXTO,
OBSERVAMOS O CONHECIMENTO DO SURDO EM LIBRAS - L1 E A PROBLEMÁTICA DA AUSÊNCIA DA COMUNICAÇÃO
DELES NO AMBIENTE EDUCACIONAL. DIANTE DISSO, APRESENTAMOS COMO METODOLOGIA A ESTRATÉGIA DE OFICINAS
EM LIBRAS COMO L1 PARA O SURDO E L2 PARA O OUVINTE. A OFICINA DE LIBRAS FOI REALIZADA NA ESCOLA
ONDE TEM ALUNOS SURDOS. AS AULAS ACONTECERAM UMA VEZ POR SEMANA COM A DURAÇÃO DE 80H NO TOTAL. FOI
DESENVOLVIDO COM PESSOAS QUE FAZEM PARTE DA COMUNIDADE ESCOLAR E FAMILIARES DA PESSOA SURDA COM O
FOCO DO CONHECIMENTO DA LIBRAS COMO L1 PARA OS ALUNOS SURDOS E PARA OS OUVINTES COMO L2 COM O
OBEJTIVO DA INTERAÇÃO DESSES ALUNOS NO AMBIENTE EDUCACIONAL. O TRABALHO TERÁ COMO BASE AS IDEIAS DOS
AUTORES QUADROS (2017), GESSER (2016) E PERLIN (1998). SERÁ REALIZADA DE FORMA DESCRITIVA, QUALITATIVA,
BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO.