A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS REGULARES PASSA POR DIFERENTES FORMAS DE (RE) PENSAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ALÉM DA LEGISLAÇÃO VIGENTE QUE BASEIA A ATUAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS (PROFESSORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE INCLUSÃO), AS ADAPTAÇÕES ARQUITETÔNICAS E OS MATERIAIS E RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS NESSE PROCESSO SÃO TAMBÉM IMPORTANTES PARA QUE A INCLUSÃO DE FATO ACONTEÇA. SENDO ASSIM, NO CASO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, ALÉM DA PRESENÇA DE PROFISSIONAIS COM O PROFESSOR BRAILISTA E O REVISOR BRAILISTA, É TAMBÉM NECESSÁRIO PENSAR EM COMO É POSSÍVEL REALIZAR A ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS PARA ESTES ALUNOS. PORTANTO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É COMPREENDER COMO DEVEM SER REALIZADAS E QUAIS TIPOS DE ADAPTAÇÕES DE IMAGENS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, COM BASE NO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO REALIZADO. DENTRE OS MATERIAIS ENCONTRADOS E QUE PODEM SER UTILIZADOS NA ADAPTAÇÃO DE RECURSOS IMAGÉTICOS ESTÃO: PONTILHADO, IMAGEM EM 3D, IMAGEM EM 2D, FUSORA, THERMOFORM E ALGUMAS ADAPTAÇÕES DE CARÁTER ARTESANAL. COMPREENDER E CONSEQUENTEMENTE PROMOVER O ACESSO DE MATERIAIS UTILIZADOS NA ESCOLA, PRINCIPALMENTE AS IMAGENS TÃO PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS, REPRESENTA A EFETIVA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL.