O PRESENTE TRABALHO DE PESQUISA TEM POR OBJETO OS DOCUMENTOS OFICIAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS E FONTES DOCUMENTAIS PRODUZIDAS NO LOCUS DA PESQUISA, A REDE MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ-SP. O PROBLEMA DA PESQUISA SE PAUTA NO MAPEAMENTO DAS PRESENÇAS E/OU AUSÊNCIAS DE UM “REPERTÓRIO INCLUSIVO” DE PALAVRAS-CHAVE NA CULTURA LOCAL DE ELABORAÇÃO DOS REFERIDOS DOCUMENTOS, COM EMBASAMENTO TEÓRICO NO CONCEITO DE “PALAVRA-CHAVE” DO AUTOR GALÊS RAYMOND WILLIAMS. COMO RESULTADOS PRELIMINARES, ESTA PESQUISA ELENCOU DOCUMENTOS PARA A ANÁLISE METODOLÓGICA QUE MAPEARÁ A EXISTÊNCIA DE PALAVRAS-CHAVE QUE REPRODUZEM A IDEOLOGIA DE UM DETERMINADO PERÍODO, DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE, QUE SOFREM INFLUÊNCIAS VARIADAS, TANTO DOS ELEMENTOS SOCIAIS DOMINANTES NO PERÍODO NO QUE DIZ RESPEITO À GARANTIA DE ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR.