ESTE ARTIGO APRESENTA UM ESTUDO COM OBJETIVO DE INVESTIGAR O ESPAÇO INCLUSIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, A TEORIA E AS POLÍTICAS VIGENTES QUE DISCUTEM ESTE ESPAÇO EDUCATIVO. NESTE SENTIDO, O ESTUDO ADOTA OS MOLDES DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CUNHO QUALITATIVO, COM BASE NOS AUTORES DA BIBLIOGRAFIA ESPECIALIZADA, COM ESPECIAL DESTAQUE PARA SILVA (2015), KASSAR (2012), SOUZA (2012) E SILVEIRA (2012), ASSIM COMO OS DOCUMENTOS LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (BRASIL, 1996), DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA A CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULOS INCLUSIVOS (BRASIL, 2006), A CONSOLIDAÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL (BRASIL, 2016), CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (BRASIL, 2010) E MANUAL DE ACESSIBILIDADE ESPACIAL PARA ESCOLAS (BRASIL, 2009). O ESTUDO APONTA HISTORICAMENTE A EDUCAÇÃO INFANTIL E A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PAÍS TIVEREM UM CARÁTER ASSISTENCIALISTA, OS QUAIS PASSARAM POR UM LONGO PERÍODO PARA COMEÇAR A COMPREENDER ESSES ESPAÇOS POSSUEM POTENCIAL DE DESENVOLVIMENTO, PORTANTO AS DISCUSSÕES TEÓRICAS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS TIVERAM NAS ÚLTIMAS DÉCADAS AVANÇAS QUANTO A CONCEPÇÃO DE ESPAÇO INCLUSIVO DA EDUCAÇÃO INFANTIL.