O REFERIDO ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO DIAGNOSTICAR E ANALISAR COMO ACONTECE O PROCESSO DE INCLUSÃO EM ESCOLAS FINANCIADAS PELO GOVERNO, QUAIS OS RECURSOS SÃO DISPONIBILIZADOS E QUAL O PREPARO QUE O GESTOR EDUCACIONAL DEVE TER, FRENTE A ESSAS MÚLTIPLAS NECESSIDADES QUE OS DISCENTES APRESENTAM QUANDO CHEGA À ESCOLA COM SUAS PARTICULARIDADES, QUAIS AS MEDIDAS PARA COMBATER A EVASÃO DESSES DISCENTES, O QUE ESTÁ SENDO FEITO PARA QUE NÃO HAJA SEGREGAÇÃO DE EDUCANDOS QUE NÃO SE ENCAIXAM EM PADRÕES IDEALIZADOS. SE AS ESCOLAS PÚBLICAS NOS SEUS DIFERENTES SEGMENTOS, TÊM AUTONOMIA E LIBERDADE DE AÇÃO, PODENDO AS MESMAS SEREM CONSIDERADAS ESCOLAS DEMOCRÁTICAS. O TRABALHO, FEITO ATRAVÉS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, VISA TAMBÉM, COLOCAR A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO GESTOR EDUCACIONAL NA HISTÓRIA, COM A EXPLICAÇÃO DE AUTORES QUE SE PROPUSERAM A PESQUISAR E TRAZER RESULTADOS RELEVANTES SOBRE O TEMA.