ESSA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO CONDUZIR UMA REFLEXÃO ACERCA DE RELAÇÃO ENTRE OS ALUNOS
UNIVERSITÁRIOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO
ENSINO SUPERIOR. PARA ISSO, FOI UTILIZADA A METODOLOGIA DE PESQUISA DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, BUSCANDO
EM PESQUISAS RECENTES INFORMAÇÕES TANTO SOBRE A SITUAÇÃO DOS ALUNOS EM QUESTÃO QUANTO SOBRE ESSAS
RECENTES METODOLOGIAS DE ENSINO, COM O OBJETIVO DE ENTENDER MELHOR O QUE OS PESQUISADORES ESTÃO
ATUALMENTE VERIFICANDO SOBRE ESSES TÓPICOS. A PARTIR DO LEVANTAMENTO, VERIFICOU-SE QUE ALUNOS
UNIVERSITÁRIOS COM AUTISMO, APESAR DE ESTAREM EM NÚMERO CADA VEZ MAIOR NO ENSINO SUPERIOR,
PERCEBEM ALGUNS DESAFIOS PARA FREQUENTAREM A UNIVERSIDADE, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO A FALTA DE
APOIO DAS INSTITUIÇÕES PARA SUA INCLUSÃO E A NECESSIDADE DE APRESENTAREM BOAS HABILIDADES SOCIAIS PARA
MELHOR APROVEITAMENTO DAS DIVERSAS SITUAÇÕES DESSE AMBIENTE, ALGO DIFÍCIL A ELES PELO FATO DE SUA
CONDIÇÃO ACARRETAR UM PREJUÍZO DESSAS HABILIDADES. SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS, FOI POSSÍVEL
PERCEBER QUE SUA UTILIZAÇÃO ESTÁ AUMENTANDO CADA VEZ MAIS DEVIDO AOS BENEFÍCIOS QUE POSSIBILITAM
PARA O APRENDIZADO DA MAIORIA DOS ALUNOS, O QUE SE CONFIGURA COMO UM CENÁRIO PREOCUPANTE PARA OS
ALUNOS AQUI CONSIDERADOS, UMA VEZ QUE MUITAS DESSAS METODOLOGIAS EXIGEM QUE OS PARTICIPANTES
TENHAM BOAS HABILIDADES SOCIAIS PARA DESEMPENHAR AS ATIVIDADES PROPOSTAS. ASSIM, INDICA-SE QUE MAIS
PESQUISAS DEVEM SER REALIZADAS PARA COMPREENDER QUAIS ADAPTAÇÕES SÃO NECESSÁRIAS PARA QUE SEJA
POSSÍVEL GARANTIR A INCLUSÃO DESSES ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR.