Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A RELAÇÃO ENTRE O ALUNO UNIVERSITÁRIO AUTISTA E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM SUAS AULAS

Palavra-chaves: AUTISMO, ENSINO SUPERIOR, METODOLOGIAS ATIVAS, , Artigo Completo AT 03: Currículo e Educação Inclusiva
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      UNIVERSITÁRIOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO\r\n
      ENSINO SUPERIOR. PARA ISSO, FOI UTILIZADA A METODOLOGIA DE PESQUISA DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, BUSCANDO\r\n
      EM PESQUISAS RECENTES INFORMAÇÕES TANTO SOBRE A SITUAÇÃO DOS ALUNOS EM QUESTÃO QUANTO SOBRE ESSAS\r\n
      RECENTES METODOLOGIAS DE ENSINO, COM O OBJETIVO DE ENTENDER MELHOR O QUE OS PESQUISADORES ESTÃO\r\n
      ATUALMENTE VERIFICANDO SOBRE ESSES TÓPICOS. A PARTIR DO LEVANTAMENTO, VERIFICOU-SE QUE ALUNOS\r\n
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      PERCEBEM ALGUNS DESAFIOS PARA FREQUENTAREM A UNIVERSIDADE, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO A FALTA DE\r\n
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      MELHOR APROVEITAMENTO DAS DIVERSAS SITUAÇÕES DESSE AMBIENTE, ALGO DIFÍCIL A ELES PELO FATO DE SUA\r\n
      CONDIÇÃO ACARRETAR UM PREJUÍZO DESSAS HABILIDADES. SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS, FOI POSSÍVEL\r\n
      PERCEBER QUE SUA UTILIZAÇÃO ESTÁ AUMENTANDO CADA VEZ MAIS DEVIDO AOS BENEFÍCIOS QUE POSSIBILITAM\r\n
      PARA O APRENDIZADO DA MAIORIA DOS ALUNOS, O QUE SE CONFIGURA COMO UM CENÁRIO PREOCUPANTE PARA OS\r\n
      ALUNOS AQUI CONSIDERADOS, UMA VEZ QUE MUITAS DESSAS METODOLOGIAS EXIGEM QUE OS PARTICIPANTES\r\n
      TENHAM BOAS HABILIDADES SOCIAIS PARA DESEMPENHAR AS ATIVIDADES PROPOSTAS. ASSIM, INDICA-SE QUE MAIS\r\n
      PESQUISAS DEVEM SER REALIZADAS PARA COMPREENDER QUAIS ADAPTAÇÕES SÃO NECESSÁRIAS PARA QUE SEJA\r\n
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Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

ESSA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO CONDUZIR UMA REFLEXÃO ACERCA DE RELAÇÃO ENTRE OS ALUNOS UNIVERSITÁRIOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR. PARA ISSO, FOI UTILIZADA A METODOLOGIA DE PESQUISA DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, BUSCANDO EM PESQUISAS RECENTES INFORMAÇÕES TANTO SOBRE A SITUAÇÃO DOS ALUNOS EM QUESTÃO QUANTO SOBRE ESSAS RECENTES METODOLOGIAS DE ENSINO, COM O OBJETIVO DE ENTENDER MELHOR O QUE OS PESQUISADORES ESTÃO ATUALMENTE VERIFICANDO SOBRE ESSES TÓPICOS. A PARTIR DO LEVANTAMENTO, VERIFICOU-SE QUE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS COM AUTISMO, APESAR DE ESTAREM EM NÚMERO CADA VEZ MAIOR NO ENSINO SUPERIOR, PERCEBEM ALGUNS DESAFIOS PARA FREQUENTAREM A UNIVERSIDADE, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO A FALTA DE APOIO DAS INSTITUIÇÕES PARA SUA INCLUSÃO E A NECESSIDADE DE APRESENTAREM BOAS HABILIDADES SOCIAIS PARA MELHOR APROVEITAMENTO DAS DIVERSAS SITUAÇÕES DESSE AMBIENTE, ALGO DIFÍCIL A ELES PELO FATO DE SUA CONDIÇÃO ACARRETAR UM PREJUÍZO DESSAS HABILIDADES. SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE SUA UTILIZAÇÃO ESTÁ AUMENTANDO CADA VEZ MAIS DEVIDO AOS BENEFÍCIOS QUE POSSIBILITAM PARA O APRENDIZADO DA MAIORIA DOS ALUNOS, O QUE SE CONFIGURA COMO UM CENÁRIO PREOCUPANTE PARA OS ALUNOS AQUI CONSIDERADOS, UMA VEZ QUE MUITAS DESSAS METODOLOGIAS EXIGEM QUE OS PARTICIPANTES TENHAM BOAS HABILIDADES SOCIAIS PARA DESEMPENHAR AS ATIVIDADES PROPOSTAS. ASSIM, INDICA-SE QUE MAIS PESQUISAS DEVEM SER REALIZADAS PARA COMPREENDER QUAIS ADAPTAÇÕES SÃO NECESSÁRIAS PARA QUE SEJA POSSÍVEL GARANTIR A INCLUSÃO DESSES ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR.

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