ESTE ARTIGO FOI REALIZADO INICIALMENTE PARA COMEMORAR A SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E O FOLCLORE NUMA MESMA TEMÁTICA, FOI USADO A OBRA LITERÁRIA “O CURUPIRA SURDO”, A HISTÓRIA DO CURUPIRA ESTÁ ENTRE ESTAS ABORDAGENS, POIS DIZ A LENDA QUE, O CURUPIRA PROTEGE AS FLORESTAS BRASILEIRAS DOS CAÇADORES E MADEIREIROS CLANDESTINOS, ELE POSSUI PERNAS VOLTADAS PARA TRÁS E FAZ PARTE DE NOSSA CULTURA FOLCLÓRICA, NESTA LINDA VIAGEM À IMAGINAÇÃO, UM GRUPO DE PROFESSORES SURDOS E OUVINTES DA FACULDADE CATÓLICA DE RONDÔNIA ESCREVERAM O LIVRO DE FORMA ADAPTADA À LIBRAS E DOADO À ESCOLA COMO PRESENTE, ESTE FOI USADO EM SALA DE AULA NO MUNICÍPIO DE IPOJUCA- PERNAMBUCO, COMO FORMA CRIATIVA E PRAZEROSA DE ESTIMULAR A LEITURA. O OBJETIVO DESTE ARTIGO É DISSEMINAR A LEI N° 10.436, QUE RECONHECE A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO MEIO LEGAL DE COMUNICAÇÃO, DISCUTIR O PROTAGONISMO INFANTO-JUVENIL E CONTRIBUIR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LITERATURA SURDA ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E APRESENTAÇÃO TEATRAL. NA METODOLOGIA FOI USADA A INVESTIGAÇÃO EXPLORATÓRIA- DESCRITIVA PARA VISUALIZAÇÃO PAR OS ESTUDOS PROPOSTOS. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA FOI PAUTADA NA NARRATIVA DE OBRAS LITERÁRIAS INFANTO-JUVENIS QUE TRAZ UM MOMENTO SOCIAL DE DESCONTRAÇÃO, AO MESMO TEMPO, DESPERTA A CURIOSIDADE, ESTIMULA A SOCIALIZAÇÃO E TEVE COMO RESULTADOS A MELHORIA NO HÁBITO DA LEITURA, A INTERAÇÃO ENTRE OS DISCENTES OBSERVOU-SE MELHORIAS NA PERCEPÇÃO DO CONTATO VISUAL, DO SENSO CRÍTICO, TAMBÉM PROPORCIONA O DESENVOLVIMENTO DAS EMOÇÕES E AJUDA A RESOLVER CONFLITOS E O GOSTO PELA LEITURA.