O CURUPIRA SURDO: LITERATURA INFANTO-JUVENIL, PROTAGONISMO DISCENTE NA SALA DE AULA
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72517 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 306 "inscrito_id" => 967 "titulo" => "O CURUPIRA SURDO: LITERATURA INFANTO-JUVENIL, PROTAGONISMO DISCENTE NA SALA DE AULA" "resumo" => "ESTE ARTIGO FOI REALIZADO INICIALMENTE PARA COMEMORAR A SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E O FOLCLORE NUMA MESMA TEMÁTICA, FOI USADO A OBRA LITERÁRIA “O CURUPIRA SURDO”, A HISTÓRIA DO CURUPIRA ESTÁ ENTRE ESTAS ABORDAGENS, POIS DIZ A LENDA QUE, O CURUPIRA PROTEGE AS FLORESTAS BRASILEIRAS DOS CAÇADORES E MADEIREIROS CLANDESTINOS, ELE POSSUI PERNAS VOLTADAS PARA TRÁS E FAZ PARTE DE NOSSA CULTURA FOLCLÓRICA, NESTA LINDA VIAGEM À IMAGINAÇÃO, UM GRUPO DE PROFESSORES SURDOS E OUVINTES DA FACULDADE CATÓLICA DE RONDÔNIA ESCREVERAM O LIVRO DE FORMA ADAPTADA À LIBRAS E DOADO À ESCOLA COMO PRESENTE, ESTE FOI USADO EM SALA DE AULA NO MUNICÍPIO DE IPOJUCA- PERNAMBUCO, COMO FORMA CRIATIVA E PRAZEROSA DE ESTIMULAR A LEITURA. O OBJETIVO DESTE ARTIGO É DISSEMINAR A LEI N° 10.436, QUE RECONHECE A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO MEIO LEGAL DE COMUNICAÇÃO, DISCUTIR O PROTAGONISMO INFANTO-JUVENIL E CONTRIBUIR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LITERATURA SURDA ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E APRESENTAÇÃO TEATRAL. NA METODOLOGIA FOI USADA A INVESTIGAÇÃO EXPLORATÓRIA- DESCRITIVA PARA VISUALIZAÇÃO PAR OS ESTUDOS PROPOSTOS. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA FOI PAUTADA NA NARRATIVA DE OBRAS LITERÁRIAS INFANTO-JUVENIS QUE TRAZ UM MOMENTO SOCIAL DE DESCONTRAÇÃO, AO MESMO TEMPO, DESPERTA A CURIOSIDADE, ESTIMULA A SOCIALIZAÇÃO E TEVE COMO RESULTADOS A MELHORIA NO HÁBITO DA LEITURA, A INTERAÇÃO ENTRE OS DISCENTES OBSERVOU-SE MELHORIAS NA PERCEPÇÃO DO CONTATO VISUAL, DO SENSO CRÍTICO, TAMBÉM PROPORCIONA O DESENVOLVIMENTO DAS EMOÇÕES E AJUDA A RESOLVER CONFLITOS E O GOSTO PELA LEITURA." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 07: Educação de Surdos" "palavra_chave" => "LITERATURA SURDA, IDENTIDADE, PROTAGONISMO, ENSINO, OUVINTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA7_ID967_29102020030027.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHARLENE DE LIMA ALEXANDRE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CHARLENE LIMA" "autor_email" => "charlene.limaalexandre@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72517 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 306 "inscrito_id" => 967 "titulo" => "O CURUPIRA SURDO: LITERATURA INFANTO-JUVENIL, PROTAGONISMO DISCENTE NA SALA DE AULA" "resumo" => "ESTE ARTIGO FOI REALIZADO INICIALMENTE PARA COMEMORAR A SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E O FOLCLORE NUMA MESMA TEMÁTICA, FOI USADO A OBRA LITERÁRIA “O CURUPIRA SURDO”, A HISTÓRIA DO CURUPIRA ESTÁ ENTRE ESTAS ABORDAGENS, POIS DIZ A LENDA QUE, O CURUPIRA PROTEGE AS FLORESTAS BRASILEIRAS DOS CAÇADORES E MADEIREIROS CLANDESTINOS, ELE POSSUI PERNAS VOLTADAS PARA TRÁS E FAZ PARTE DE NOSSA CULTURA FOLCLÓRICA, NESTA LINDA VIAGEM À IMAGINAÇÃO, UM GRUPO DE PROFESSORES SURDOS E OUVINTES DA FACULDADE CATÓLICA DE RONDÔNIA ESCREVERAM O LIVRO DE FORMA ADAPTADA À LIBRAS E DOADO À ESCOLA COMO PRESENTE, ESTE FOI USADO EM SALA DE AULA NO MUNICÍPIO DE IPOJUCA- PERNAMBUCO, COMO FORMA CRIATIVA E PRAZEROSA DE ESTIMULAR A LEITURA. O OBJETIVO DESTE ARTIGO É DISSEMINAR A LEI N° 10.436, QUE RECONHECE A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO MEIO LEGAL DE COMUNICAÇÃO, DISCUTIR O PROTAGONISMO INFANTO-JUVENIL E CONTRIBUIR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LITERATURA SURDA ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E APRESENTAÇÃO TEATRAL. NA METODOLOGIA FOI USADA A INVESTIGAÇÃO EXPLORATÓRIA- DESCRITIVA PARA VISUALIZAÇÃO PAR OS ESTUDOS PROPOSTOS. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA FOI PAUTADA NA NARRATIVA DE OBRAS LITERÁRIAS INFANTO-JUVENIS QUE TRAZ UM MOMENTO SOCIAL DE DESCONTRAÇÃO, AO MESMO TEMPO, DESPERTA A CURIOSIDADE, ESTIMULA A SOCIALIZAÇÃO E TEVE COMO RESULTADOS A MELHORIA NO HÁBITO DA LEITURA, A INTERAÇÃO ENTRE OS DISCENTES OBSERVOU-SE MELHORIAS NA PERCEPÇÃO DO CONTATO VISUAL, DO SENSO CRÍTICO, TAMBÉM PROPORCIONA O DESENVOLVIMENTO DAS EMOÇÕES E AJUDA A RESOLVER CONFLITOS E O GOSTO PELA LEITURA." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 07: Educação de Surdos" "palavra_chave" => "LITERATURA SURDA, IDENTIDADE, PROTAGONISMO, ENSINO, OUVINTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA7_ID967_29102020030027.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHARLENE DE LIMA ALEXANDRE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CHARLENE LIMA" "autor_email" => "charlene.limaalexandre@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }