ESTA PESQUISA SURGE A PARTIR DE ALGUMAS DIFICULDADES APRESENTADA EM SALA DE AULA, NA TURMA DO 4? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCA??O INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ZUMBI DOS PALMARES EM MARI/PB NO ANO DE 2019. ? UMA TURMA MULTISSERIADA DE 4? E 5? ANO, POR?M AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESTAVA PRESENTE JUSTAMENTE NESTA TURMA, QUE ERA COMPOSTA POR CINCO ALUNOS. DENTRE AS DIFICULDADES, HAVIA UM ALUNO QUE APRESENTAVA UM PROBLEMA NA FALA E ISSO DIFICULTAVA A INTERA??O COM A TURMA E O PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA EM SALA DE AULA. PARA INCLUS?O DE TODOS OS ALUNOS DESTA TURMA, FOI UTILIZADO ALGUNS AUTORES COMO ALVES (2009), MANTOAN (2009), DUK (2005), LEITE (1999), TARDIF; LESSARD (2013), ENTRE OUTROS, QUE DISCUTEM ESTA TEM?TICA E FOI APRESENTADO UMA PROPOSTA SIGNIFICATIVA AOS ALUNOS COM FORMA DE PROMOVER A PARTICIPA??O ENTRE O GRUPO. O ESTUDO PARTIU DA INTERA??O COM O MEIO E DAS PR?TICAS VIVENCIADAS PELA COMUNIDADE LOCAL, COMO FORMA DE APROXIMAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM MEDIANTE AO CONTEXTO E A MEM?RIA DA COMUNIDADE. PARA ISSO, UTILIZOU-SE ATIVIDADES QUE SE APROXIMASSEM DAS VIV?NCIAS DOS ALUNOS, HAVENDO A INTERA??O ENTRE TODOS DA TURMA COMO FORMA DE PROMOVER O DESENVOLVIMENTO CR?TICO DISCENTE, MEDIANTE AO PROCESSO DE INCLUS?O NO ESPA?O ESCOLAR.