Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

MOVIMENTOS ESTEREOTIPADOS NO AUTISMO: PERCEPÇÕES DE DOCENTES E DE PESSOAS NO ESPECTRO

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Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU ANALISAR AS CONCEP??ES DE PROFESSORAS DA EDUCA??O B?SICA E DE ESTUDANTES COM AUTISMO SOBRE A MANIFESTA??O DE MOVIMENTOS ESTEREOTIPADOS. PARA TANTO OPTOU-SE POR UMA INVESTIGA??O DE CAR?TER QUALITATIVO E EXPLORAT?RIO. DEFINIU-SE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS QUESTION?RIO E ENTREVISTA. PARTICIPARAM DESTE ESTUDO VINTE PROFESSORAS QUE ATUAM NA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA/CE, E NA REGI?O METROPOLITANA DA CIDADE, BEM COMO TREZE ESTUDANTES COM AUTISMO LEVE OU MODERADO, QUE, ATUALMENTE, FREQUENTAM OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL OU O ENSINO M?DIO. O CRIT?RIO DE ELEGIBILIDADE DAS DOCENTES FOI POSSUIR EM SUAS TURMAS, ESTUDANTES COM AUTISMO QUE APRESENTAM ESTEREOTIPIAS, ENQUANTO O DOS ALUNOS COM AUTISMO FOI A PRESEN?A DO DIAGN?STICO. OS DADOS OBTIDOS EVIDENCIARAM QUE ESTUDANTES COM TEA COMPREENDEM AS ESTEREOTIPIAS COMO ALGO POSITIVO, QUE AJUDA NA AUTORREGULA??O E NA EXPRESS?O DOS SENTIMENTOS. NO ENTANTO, EMBORA ELAS TENHAM SIDO APONTADAS COMO ALGO BEN?FICO PARA OS DISCENTES NO ESPECTRO, TANTO AS PROFESSORAS, QUANTO OS ESTUDANTES COM TEA DEMONSTRARAM ACREDITAR QUE AS ESTEREOTIPIAS N?O S?O ACOLHIDAS POSITIVAMENTE NAS INSTITUI??ES ESCOLARES UMA VEZ QUE A MAIORIA DOS SUJEITOS, EM AMBOS OS GRUPOS, ENTENDEM QUE OS PROFESSOR?ES N?O S?O COMPREENSIVOS EM RELA??O A MANIFESTA??O DELAS NO CONTEXTO ESCOLAR. DESSE MODO, CONCLUI-SE QUE PARA A CONSTRU??O DE UM AMBIENTE ESCOLAR INCLUSIVO, FAZ-SE NECESS?RIO QUE ESSA TEM?TICA SEJA MAIS DISCUTIDA NA ESFERA EDUCACIONAL, E QUE ESSES COMPORTAMENTOS N?O SEJAM REPRIMIDOS, SALVO EM CASOS QUE APRESENTEM AGRESSIVIDADE E/OU RISCOS PARA O ESTUDANTE COM AUTISMO OU PARA OS OUTROS.

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