O TRABALHO EXP?E DADOS ACERCA DA INCLUS?O DA PESSOA COM DEFICI?NCIA NAS ESCOLAS P?BLICAS BRASILEIRAS. O OBJETIVO ? ANALISAR DE QUE FORMA ESSES SUJEITOS
DESENVOLVEM SUAS INTERA??ES NO ESPA?O ESCOLAR, EM ESPECIAL NO INTERIOR DA SALA DE AULA, NAS TURMAS DAS S?RIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, E SE ESSES PROCESSOS EST?O SENDO TRABALHADOS DE ACORDO COM AS PROPOSTAS DE UMA
EDUCA??O INCLUSIVA NA REFERIDA ETAPA DE ENSINO DA EDUCA??O B?SICA. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DO M?TODO QUANTIQUALITAVO, QUE CONTOU COM A REALIZA??O DE UMA PESQUISA QUE FOI APLICADA EM SEIS ESCOLAS DA REDE P?BLICA DE ENSINO DA REGI?O URBANA DE BEL?M, CAPITAL
DO ESTADO DO PAR?, NA REGI?O NORTE DO BRASIL. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA COLETA DE DADOS FORAM OBSERVA??ES ABERTAS E OBSERVA??ES PONTUAIS DAS A??ES DOS ALUNOS DURANTE AS AULAS NESSAS ESCOLAS E, AINDA, A APLICA??O DE UMA ESCALA DE PROXIMIDADE ENTRE OS ALUNOS COM DEFICI?NCIA OU N?O, OBJETIVANDO IDENTIFICAR O POTENCIAL DE SOCIALIZA??O E INTERA??O ENTRE ESSES ALUNOS. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE, MESMO QUE HAJA ALGUMA INTERA??O ENTRE OS ALUNOS COM DEFICI?NCIA, OS QUE N?O APRESENTAM DEFICI?NCIA E OS PROFESSORES, AS RELA??ES DE SOCIALIZA??O DESSES SUJEITOS N?O S?O CAPAZES DE FAZER COM QUE AS CRIAN?AS COM E SEM DEFICI?NCIA DESENVOLVAM RELA??ES AFETIVAS, RESULTANDO NO QUE SE CONSIDERA UM ESTADO DE INVISIBILIDADE SOCIAL DOS EDUCANDOS QUE
APRESENTAM ALGUM TIPO DE DEFICI?NCIA NO INTERIOR DESSAS SALAS DE AULA.