SILVA, Cassia Michele Virgínio Da et al.. O ensino de robótica para estudantes surdos. Anais IV CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/72527>. Acesso em: 24/12/2024 14:40
O ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DO ESTUDO DO TIPO REVISÃO SISTEMÁTICA QUE BUSCOU MAPEAR SINAIS NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) DE TERMOS RELACIONADOS AO ENSINO DE ROBÓTICA. OS DADOS FORAM COLETADOS NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) E OUTRAS FONTES, A PARTIR DOS SEGUINTES TERMOS LOCALIZADORES: LIBRAS E ROBÓTICA; SINAIS NO ENSINO DE ROBÓTICA E SURDEZ; ROBÓTICA E SURDEZ; ENSINO DE ROBÓTICA PARA ALUNOS SURDOS; ARDUÍNO E LIBRAS; ARDUÍNO E SINAL EM LIBRAS. O RECORTE TEMPORAL DA COLETA DOS DADOS PARTIU DO ANO DE 2004, DATA DE RECONHECIMENTO DA LIBRAS COMO MEIO DE EXPRESSÃO PARA A COMUNIDADE SURDA, À 2020. OS RESULTADOS DA PESQUISA EVIDENCIARAM QUE A PRODUÇÃO ACADÊMICA EM TORNO DO TEMA É MÍNIMA (QUASE INEXISTENTE), DEMANDANDO NOVOS ESTUDOS E A PROPOSIÇÃO DE SINAIS SOBRE A ROBÓTICA, DE FORMA A FAVORECER O ACESSO AOS ALUNOS SURDOS A ESTE IMPORTANTE CAMPO EPISTÊMICO.