Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

REFLEXÕES ACERCA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E PRECONCEITO RACIAL NA CRECHE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, GÊNERO, EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, , Artigo Completo AT 05: Educação Infantil e Inclusão
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72575
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 355
    "inscrito_id" => 996
    "titulo" => """
      REFLEXÕES ACERCA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E\r\n
      PRECONCEITO RACIAL NA CRECHE
      """
    "resumo" => """
      O CONTEXTO ESCOLAR É UM ESPAÇO DE INTERAÇÃO SOCIAL E DE APRENDIZAGEM QUE POSSUI UMA DIVERSIDADE DE\r\n
      SUJEITOS. ASSIM SENDO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É REFLETIR A CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES E PAPÉIS SOCIAIS NO\r\n
      ESPAÇO EDUCATIVO, PARA ISSO, ANALISAMOS UMA CRECHE DA REDE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE, EM DUAS\r\n
      SALAS DO MATERNAL A E MATERNAL B, AMBAS COM 23 ALUNOS COM A FAIXA DE ETÁRIA DE 2 ANOS E MEIO A 4 ANOS.\r\n
      ATRAVÉS DO DIÁRIO DE CAMPO E DE ENTREVISTAS REALIZADAS COM AS PROFESSORAS DAS RESPECTIVAS TURMAS,\r\n
      BUSCAMOS COMPREENDER AS AÇÕES INTENCIONAIS (OU NÃO) QUE LEVAM AS CRIANÇAS A AGIREM E SE COMPORTAREM\r\n
      PERPETUANDO ATITUDES RACISTAS E PRECONCEITUOSAS. PORTANTO, ANALISAMOS DOCUMENTOS OFICIAIS COMO O ECA\r\n
      (1990), A LDBEN (1996) E A BNCC (2017), E CONTAMOS COM O APORTE TEÓRICO DE CANDAU (2010), PAULO\r\n
      FREIRE (1991), GALLIANO (1986) DENTRE OUTROS. ESSA PESQUISA EVIDENCIA QUE ALGUMAS PRÁTICAS CORROBORAM\r\n
      PARA EXCLUSÃO E DISTINÇÃO DE SUJEITOS QUE NÃO SE ENCAIXAM NUM PADRÃO SOCIAL. NO ENTANTO, TEMOS LEIS QUE\r\n
      GARANTE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E QUE AS CRIANÇAS SEJAM VISIBILIZADAS DE ACORDO COM SUAS\r\n
      PARTICULARIDADES. ASSIM SENDO, A FORMAÇÃO CONTINUADA É UM MECANISMO QUE AUXILIA O (A) PROFESSOR (A) A\r\n
      RESSIGNIFICAR SUAS AÇÕES PEDAGÓGICAS
      """
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação Infantil e Inclusão"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, GÊNERO, EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA5_ID996_29102020205856.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA PEREIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA PEREIRA DE SOUZA"
    "autor_email" => "marianavalterlins@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72575
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 355
    "inscrito_id" => 996
    "titulo" => """
      REFLEXÕES ACERCA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E\r\n
      PRECONCEITO RACIAL NA CRECHE
      """
    "resumo" => """
      O CONTEXTO ESCOLAR É UM ESPAÇO DE INTERAÇÃO SOCIAL E DE APRENDIZAGEM QUE POSSUI UMA DIVERSIDADE DE\r\n
      SUJEITOS. ASSIM SENDO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É REFLETIR A CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES E PAPÉIS SOCIAIS NO\r\n
      ESPAÇO EDUCATIVO, PARA ISSO, ANALISAMOS UMA CRECHE DA REDE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE, EM DUAS\r\n
      SALAS DO MATERNAL A E MATERNAL B, AMBAS COM 23 ALUNOS COM A FAIXA DE ETÁRIA DE 2 ANOS E MEIO A 4 ANOS.\r\n
      ATRAVÉS DO DIÁRIO DE CAMPO E DE ENTREVISTAS REALIZADAS COM AS PROFESSORAS DAS RESPECTIVAS TURMAS,\r\n
      BUSCAMOS COMPREENDER AS AÇÕES INTENCIONAIS (OU NÃO) QUE LEVAM AS CRIANÇAS A AGIREM E SE COMPORTAREM\r\n
      PERPETUANDO ATITUDES RACISTAS E PRECONCEITUOSAS. PORTANTO, ANALISAMOS DOCUMENTOS OFICIAIS COMO O ECA\r\n
      (1990), A LDBEN (1996) E A BNCC (2017), E CONTAMOS COM O APORTE TEÓRICO DE CANDAU (2010), PAULO\r\n
      FREIRE (1991), GALLIANO (1986) DENTRE OUTROS. ESSA PESQUISA EVIDENCIA QUE ALGUMAS PRÁTICAS CORROBORAM\r\n
      PARA EXCLUSÃO E DISTINÇÃO DE SUJEITOS QUE NÃO SE ENCAIXAM NUM PADRÃO SOCIAL. NO ENTANTO, TEMOS LEIS QUE\r\n
      GARANTE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E QUE AS CRIANÇAS SEJAM VISIBILIZADAS DE ACORDO COM SUAS\r\n
      PARTICULARIDADES. ASSIM SENDO, A FORMAÇÃO CONTINUADA É UM MECANISMO QUE AUXILIA O (A) PROFESSOR (A) A\r\n
      RESSIGNIFICAR SUAS AÇÕES PEDAGÓGICAS
      """
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação Infantil e Inclusão"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, GÊNERO, EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA5_ID996_29102020205856.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA PEREIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA PEREIRA DE SOUZA"
    "autor_email" => "marianavalterlins@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

O CONTEXTO ESCOLAR É UM ESPAÇO DE INTERAÇÃO SOCIAL E DE APRENDIZAGEM QUE POSSUI UMA DIVERSIDADE DE SUJEITOS. ASSIM SENDO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É REFLETIR A CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES E PAPÉIS SOCIAIS NO ESPAÇO EDUCATIVO, PARA ISSO, ANALISAMOS UMA CRECHE DA REDE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE, EM DUAS SALAS DO MATERNAL A E MATERNAL B, AMBAS COM 23 ALUNOS COM A FAIXA DE ETÁRIA DE 2 ANOS E MEIO A 4 ANOS. ATRAVÉS DO DIÁRIO DE CAMPO E DE ENTREVISTAS REALIZADAS COM AS PROFESSORAS DAS RESPECTIVAS TURMAS, BUSCAMOS COMPREENDER AS AÇÕES INTENCIONAIS (OU NÃO) QUE LEVAM AS CRIANÇAS A AGIREM E SE COMPORTAREM PERPETUANDO ATITUDES RACISTAS E PRECONCEITUOSAS. PORTANTO, ANALISAMOS DOCUMENTOS OFICIAIS COMO O ECA (1990), A LDBEN (1996) E A BNCC (2017), E CONTAMOS COM O APORTE TEÓRICO DE CANDAU (2010), PAULO FREIRE (1991), GALLIANO (1986) DENTRE OUTROS. ESSA PESQUISA EVIDENCIA QUE ALGUMAS PRÁTICAS CORROBORAM PARA EXCLUSÃO E DISTINÇÃO DE SUJEITOS QUE NÃO SE ENCAIXAM NUM PADRÃO SOCIAL. NO ENTANTO, TEMOS LEIS QUE GARANTE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E QUE AS CRIANÇAS SEJAM VISIBILIZADAS DE ACORDO COM SUAS PARTICULARIDADES. ASSIM SENDO, A FORMAÇÃO CONTINUADA É UM MECANISMO QUE AUXILIA O (A) PROFESSOR (A) A RESSIGNIFICAR SUAS AÇÕES PEDAGÓGICAS

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.