REFLEXÕES ACERCA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E
PRECONCEITO RACIAL NA CRECHE
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72575 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 355 "inscrito_id" => 996 "titulo" => """ REFLEXÕES ACERCA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E\r\n PRECONCEITO RACIAL NA CRECHE """ "resumo" => """ O CONTEXTO ESCOLAR É UM ESPAÇO DE INTERAÇÃO SOCIAL E DE APRENDIZAGEM QUE POSSUI UMA DIVERSIDADE DE\r\n SUJEITOS. ASSIM SENDO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É REFLETIR A CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES E PAPÉIS SOCIAIS NO\r\n ESPAÇO EDUCATIVO, PARA ISSO, ANALISAMOS UMA CRECHE DA REDE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE, EM DUAS\r\n SALAS DO MATERNAL A E MATERNAL B, AMBAS COM 23 ALUNOS COM A FAIXA DE ETÁRIA DE 2 ANOS E MEIO A 4 ANOS.\r\n ATRAVÉS DO DIÁRIO DE CAMPO E DE ENTREVISTAS REALIZADAS COM AS PROFESSORAS DAS RESPECTIVAS TURMAS,\r\n BUSCAMOS COMPREENDER AS AÇÕES INTENCIONAIS (OU NÃO) QUE LEVAM AS CRIANÇAS A AGIREM E SE COMPORTAREM\r\n PERPETUANDO ATITUDES RACISTAS E PRECONCEITUOSAS. PORTANTO, ANALISAMOS DOCUMENTOS OFICIAIS COMO O ECA\r\n (1990), A LDBEN (1996) E A BNCC (2017), E CONTAMOS COM O APORTE TEÓRICO DE CANDAU (2010), PAULO\r\n FREIRE (1991), GALLIANO (1986) DENTRE OUTROS. ESSA PESQUISA EVIDENCIA QUE ALGUMAS PRÁTICAS CORROBORAM\r\n PARA EXCLUSÃO E DISTINÇÃO DE SUJEITOS QUE NÃO SE ENCAIXAM NUM PADRÃO SOCIAL. NO ENTANTO, TEMOS LEIS QUE\r\n GARANTE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E QUE AS CRIANÇAS SEJAM VISIBILIZADAS DE ACORDO COM SUAS\r\n PARTICULARIDADES. ASSIM SENDO, A FORMAÇÃO CONTINUADA É UM MECANISMO QUE AUXILIA O (A) PROFESSOR (A) A\r\n RESSIGNIFICAR SUAS AÇÕES PEDAGÓGICAS """ "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 05: Educação Infantil e Inclusão" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, GÊNERO, EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA5_ID996_29102020205856.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA PEREIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MARIANA PEREIRA DE SOUZA" "autor_email" => "marianavalterlins@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72575 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 355 "inscrito_id" => 996 "titulo" => """ REFLEXÕES ACERCA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E\r\n PRECONCEITO RACIAL NA CRECHE """ "resumo" => """ O CONTEXTO ESCOLAR É UM ESPAÇO DE INTERAÇÃO SOCIAL E DE APRENDIZAGEM QUE POSSUI UMA DIVERSIDADE DE\r\n SUJEITOS. ASSIM SENDO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É REFLETIR A CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES E PAPÉIS SOCIAIS NO\r\n ESPAÇO EDUCATIVO, PARA ISSO, ANALISAMOS UMA CRECHE DA REDE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE, EM DUAS\r\n SALAS DO MATERNAL A E MATERNAL B, AMBAS COM 23 ALUNOS COM A FAIXA DE ETÁRIA DE 2 ANOS E MEIO A 4 ANOS.\r\n ATRAVÉS DO DIÁRIO DE CAMPO E DE ENTREVISTAS REALIZADAS COM AS PROFESSORAS DAS RESPECTIVAS TURMAS,\r\n BUSCAMOS COMPREENDER AS AÇÕES INTENCIONAIS (OU NÃO) QUE LEVAM AS CRIANÇAS A AGIREM E SE COMPORTAREM\r\n PERPETUANDO ATITUDES RACISTAS E PRECONCEITUOSAS. PORTANTO, ANALISAMOS DOCUMENTOS OFICIAIS COMO O ECA\r\n (1990), A LDBEN (1996) E A BNCC (2017), E CONTAMOS COM O APORTE TEÓRICO DE CANDAU (2010), PAULO\r\n FREIRE (1991), GALLIANO (1986) DENTRE OUTROS. ESSA PESQUISA EVIDENCIA QUE ALGUMAS PRÁTICAS CORROBORAM\r\n PARA EXCLUSÃO E DISTINÇÃO DE SUJEITOS QUE NÃO SE ENCAIXAM NUM PADRÃO SOCIAL. NO ENTANTO, TEMOS LEIS QUE\r\n GARANTE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E QUE AS CRIANÇAS SEJAM VISIBILIZADAS DE ACORDO COM SUAS\r\n PARTICULARIDADES. ASSIM SENDO, A FORMAÇÃO CONTINUADA É UM MECANISMO QUE AUXILIA O (A) PROFESSOR (A) A\r\n RESSIGNIFICAR SUAS AÇÕES PEDAGÓGICAS """ "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 05: Educação Infantil e Inclusão" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, GÊNERO, EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA5_ID996_29102020205856.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA PEREIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MARIANA PEREIRA DE SOUZA" "autor_email" => "marianavalterlins@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }