A LITERATURA EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) É FUNDAMENTAL NO DESENVOLVIMENTO HOLÍSTICO DO EDUCANDO SURDO PORQUE PROPORCIONA DESDE A APRENDIZAGEM SOBRE ASPECTOS RELACIONADOS À SUA CULTURA E A REPRESENTAÇÃO DO UNIVERSO DO SURDO A PERCEPÇÕES DO MUNDO DO OUVINTE. ESTE ARTEFATO CULTURAL, DE CARÁTER LÚDICO, PODE SER APLICADO EM DIFERENTES AS MODALIDADES/NÍVEIS DE ENSINO, FAVORECENDO INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS SURDOS E OUVINTES, BEM COMO NO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS PAUTADAS NO RESPEITO À DIVERSIDADE DE LÍNGUAS, CULTURAS E MODOS DE APRENDER DOS ESTUDANTES. NESTE SENTIDO, DESENVOLVEMOS ESTA PESQUISA COM O OBJETIVO DE CONHECER AS ABORDAGENS UTILIZADAS PELOS PESQUISADORES QUE PUBLICAM SOBRE A TEMÁTICA LITERATURA EM LIBRAS EM PERIÓDICOS REVISADOS POR PARES, DISPONÍVEIS NA BASE DE DADOS DE PERIÓDICOS SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO), BUSCANDO A VIABILIDADE DE UTILIZAÇÃO DESSAS PESQUISAS NAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA. PARA ISTO, O PERCURSO METODOLÓGICO SE CLASSIFICA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, EXPLORATÓRIA E COM DADOS ANALISADOS DE MANEIRA QUALITATIVA. EM SÍNTESE, MEDIANTE AS ANÁLISES, AS PESQUISAS TECEM DISCUSSÕES SOBRE A VISÃO DE VÁRIOS AUTORES, SOBRE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS, TAIS COMO, LITERATURA INFANTIL, POESIA, PIADA, BIOGRAFIA/AUTOBIOGRAFIA E CRÔNICA, SENDO POSSÍVEL PLANEJAR, A PARTIR DAS DISCUSSÕES, TRANSPOSIÇÕES DIDÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DE TRADUTORES INTÉRPRETES DA LIBRAS, COM A COMUNIDADE ESCOLAR E COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR.