OS SENTIDOS DO SENTIR: EMOÇÕES DOCENTES E INCLUSÃO ESCOLAR
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72553 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 178 "inscrito_id" => 832 "titulo" => "OS SENTIDOS DO SENTIR: EMOÇÕES DOCENTES E INCLUSÃO ESCOLAR" "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA UMA REVISÃO DOS PRINCIPAIS CONCEITOS DE INTERESSE À TEMÁTICA ABORDADA, A SABER: EMOÇÕES, SENTIDOS, INCLUSÃO ESCOLAR E DOCÊNCIA – AO LONGO DAS OBRAS DO PSICÓLOGO RUSSO LEV S. VIGOTSKI, ARTICULANDO-OS A PRODUÇÕES CONTEMPORÂNEAS SOB A MESMA ABORDAGEM, COM O FIM DE PROMOVER REFLEXÕES ACERCA DAS EMOÇÕES DOCENTES FRENTE AO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR. APRESENTA E ANALISA A QUESTÃO DAS EMOÇÕES E A INDISSOCIABILIDADE AFETIVO-COGNITIVA DO SER HUMANO EM VIGOTSKI; AS ESPECIFICIDADES CONTEXTUAIS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA; E OS SENTIDOS DA DOCÊNCIA PARA O PROFESSOR DE CLASSES INCLUSIVAS. POR FIM, CONSTRÓI, A PARTIR DAS REFLEXÕES EMPREENDIDAS, UMA SÍNTESE ONDE SE PROCURA EVIDENCIAR A INTERLIGAÇÃO DOS CONCEITOS EXPLORADOS, ELABORANDO UMA CONSTRUÇÃO TEÓRICA QUE PERMITE, ALÉM DA MERA SUMARIZAÇÃO DOS TEMAS APRESENTADOS, UMA CONSTRUÇÃO TEÓRICA QUALITATIVAMENTE NOVA QUE INTEGRA SUA COMPREENSÃO E QUE PODE, INCLUSIVE, SUBSIDIAR A CONSOLIDAÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS EM CONTEXTOS ESCOLARES INCLUSIVOS. ARGUMENTA EM FAVOR DA VIVÊNCIA E EXPRESSÃO DOS SENTIMENTOS NOS AMBIENTES DE ENSINO, ENTENDENDO QUE AO EXPRESSAREM-SE ALUNOS E PROFESSORES RESSIGNIFICAM SUAS EXPERIÊNCIAS, VALORES E ATITUDES, SITUAÇÃO QUE FORTALECE ESTRATÉGIAS DE CUNHO COLABORATIVO E DE APOIO MÚTUO ONDE A INCLUSÃO ESCOLAR TEM MAIORES PROBABILIDADES DE TER SUCESSO. O ESTUDO INDICA QUE A UNICIDADE ENTRE COGNIÇÃO E AFETO TEM PODER DE AMALGAMAR UM SENSO DE PERTENÇA DO GRUPO E DE FORMAR UMA TENDÊNCIA AFETIVO-VOLITIVA SENSÍVEL AOS MODOS DE SER, SENTIR, PENSAR E FAZER DOS MEMBROS QUE COMPÕEM O UNIVERSO SINGULAR DA COMUNIDADE ESCOLAR, ESPAÇO SITUADO GEOGRÁFICA, HISTÓRICA, SOCIAL E CULTURALMENTE, UM ESPAÇO TAMBÉM EMOCIONALMENTE CONFIGURADO." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 19: Psicologia Escolar e Educacional e Inclusão" "palavra_chave" => "EMOÇÕES, PROFESSORES, SENTIDOS, INCLUSÃO ESOCLAR, TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA19_ID832_02092020082958.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA MARIA FERREIRA DE FARIA" "autor_nome_curto" => "PAULA FARIA" "autor_email" => "paula.pmff@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72553 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 178 "inscrito_id" => 832 "titulo" => "OS SENTIDOS DO SENTIR: EMOÇÕES DOCENTES E INCLUSÃO ESCOLAR" "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA UMA REVISÃO DOS PRINCIPAIS CONCEITOS DE INTERESSE À TEMÁTICA ABORDADA, A SABER: EMOÇÕES, SENTIDOS, INCLUSÃO ESCOLAR E DOCÊNCIA – AO LONGO DAS OBRAS DO PSICÓLOGO RUSSO LEV S. VIGOTSKI, ARTICULANDO-OS A PRODUÇÕES CONTEMPORÂNEAS SOB A MESMA ABORDAGEM, COM O FIM DE PROMOVER REFLEXÕES ACERCA DAS EMOÇÕES DOCENTES FRENTE AO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR. APRESENTA E ANALISA A QUESTÃO DAS EMOÇÕES E A INDISSOCIABILIDADE AFETIVO-COGNITIVA DO SER HUMANO EM VIGOTSKI; AS ESPECIFICIDADES CONTEXTUAIS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA; E OS SENTIDOS DA DOCÊNCIA PARA O PROFESSOR DE CLASSES INCLUSIVAS. POR FIM, CONSTRÓI, A PARTIR DAS REFLEXÕES EMPREENDIDAS, UMA SÍNTESE ONDE SE PROCURA EVIDENCIAR A INTERLIGAÇÃO DOS CONCEITOS EXPLORADOS, ELABORANDO UMA CONSTRUÇÃO TEÓRICA QUE PERMITE, ALÉM DA MERA SUMARIZAÇÃO DOS TEMAS APRESENTADOS, UMA CONSTRUÇÃO TEÓRICA QUALITATIVAMENTE NOVA QUE INTEGRA SUA COMPREENSÃO E QUE PODE, INCLUSIVE, SUBSIDIAR A CONSOLIDAÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS EM CONTEXTOS ESCOLARES INCLUSIVOS. ARGUMENTA EM FAVOR DA VIVÊNCIA E EXPRESSÃO DOS SENTIMENTOS NOS AMBIENTES DE ENSINO, ENTENDENDO QUE AO EXPRESSAREM-SE ALUNOS E PROFESSORES RESSIGNIFICAM SUAS EXPERIÊNCIAS, VALORES E ATITUDES, SITUAÇÃO QUE FORTALECE ESTRATÉGIAS DE CUNHO COLABORATIVO E DE APOIO MÚTUO ONDE A INCLUSÃO ESCOLAR TEM MAIORES PROBABILIDADES DE TER SUCESSO. O ESTUDO INDICA QUE A UNICIDADE ENTRE COGNIÇÃO E AFETO TEM PODER DE AMALGAMAR UM SENSO DE PERTENÇA DO GRUPO E DE FORMAR UMA TENDÊNCIA AFETIVO-VOLITIVA SENSÍVEL AOS MODOS DE SER, SENTIR, PENSAR E FAZER DOS MEMBROS QUE COMPÕEM O UNIVERSO SINGULAR DA COMUNIDADE ESCOLAR, ESPAÇO SITUADO GEOGRÁFICA, HISTÓRICA, SOCIAL E CULTURALMENTE, UM ESPAÇO TAMBÉM EMOCIONALMENTE CONFIGURADO." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 19: Psicologia Escolar e Educacional e Inclusão" "palavra_chave" => "EMOÇÕES, PROFESSORES, SENTIDOS, INCLUSÃO ESOCLAR, TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA19_ID832_02092020082958.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA MARIA FERREIRA DE FARIA" "autor_nome_curto" => "PAULA FARIA" "autor_email" => "paula.pmff@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }