ESTE ARTIGO APRESENTA UMA REVISÃO DOS PRINCIPAIS CONCEITOS DE INTERESSE À TEMÁTICA ABORDADA, A SABER: EMOÇÕES, SENTIDOS, INCLUSÃO ESCOLAR E DOCÊNCIA – AO LONGO DAS OBRAS DO PSICÓLOGO RUSSO LEV S. VIGOTSKI, ARTICULANDO-OS A PRODUÇÕES CONTEMPORÂNEAS SOB A MESMA ABORDAGEM, COM O FIM DE PROMOVER REFLEXÕES ACERCA DAS EMOÇÕES DOCENTES FRENTE AO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR. APRESENTA E ANALISA A QUESTÃO DAS EMOÇÕES E A INDISSOCIABILIDADE AFETIVO-COGNITIVA DO SER HUMANO EM VIGOTSKI; AS ESPECIFICIDADES CONTEXTUAIS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA; E OS SENTIDOS DA DOCÊNCIA PARA O PROFESSOR DE CLASSES INCLUSIVAS. POR FIM, CONSTRÓI, A PARTIR DAS REFLEXÕES EMPREENDIDAS, UMA SÍNTESE ONDE SE PROCURA EVIDENCIAR A INTERLIGAÇÃO DOS CONCEITOS EXPLORADOS, ELABORANDO UMA CONSTRUÇÃO TEÓRICA QUE PERMITE, ALÉM DA MERA SUMARIZAÇÃO DOS TEMAS APRESENTADOS, UMA CONSTRUÇÃO TEÓRICA QUALITATIVAMENTE NOVA QUE INTEGRA SUA COMPREENSÃO E QUE PODE, INCLUSIVE, SUBSIDIAR A CONSOLIDAÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS EM CONTEXTOS ESCOLARES INCLUSIVOS. ARGUMENTA EM FAVOR DA VIVÊNCIA E EXPRESSÃO DOS SENTIMENTOS NOS AMBIENTES DE ENSINO, ENTENDENDO QUE AO EXPRESSAREM-SE ALUNOS E PROFESSORES RESSIGNIFICAM SUAS EXPERIÊNCIAS, VALORES E ATITUDES, SITUAÇÃO QUE FORTALECE ESTRATÉGIAS DE CUNHO COLABORATIVO E DE APOIO MÚTUO ONDE A INCLUSÃO ESCOLAR TEM MAIORES PROBABILIDADES DE TER SUCESSO. O ESTUDO INDICA QUE A UNICIDADE ENTRE COGNIÇÃO E AFETO TEM PODER DE AMALGAMAR UM SENSO DE PERTENÇA DO GRUPO E DE FORMAR UMA TENDÊNCIA AFETIVO-VOLITIVA SENSÍVEL AOS MODOS DE SER, SENTIR, PENSAR E FAZER DOS MEMBROS QUE COMPÕEM O UNIVERSO SINGULAR DA COMUNIDADE ESCOLAR, ESPAÇO SITUADO GEOGRÁFICA, HISTÓRICA, SOCIAL E CULTURALMENTE, UM ESPAÇO TAMBÉM EMOCIONALMENTE CONFIGURADO.