O PRESENTE ARTIGO É RESULTADO DE UMA PESQUISA REALIZADA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PADRE EMÍDIO FERNANDES, LOCALIZADA EM SERRA DA RAIZ – PB VISANDO ABORDAR A LITERATURA E SUA CAPACIDADE DE ESTIMULAR OS ALUNOS A FORMAR A PRÁTICA DE LEITURA ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA PARA ALCANÇARMOS OS NOSSOS OBJETIVOS. BUSCAMOS AINDA OBSERVAR A RELAÇÃO ENTRE LITERATURA E LEITURA, ENTREVISTAR PROFESSORES DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR MENCIONADA ANTERIORMENTE REFLETINDO DE QUE FORMA A LITERATURA PODE INFLUENCIAR NA FORMAÇÃO DO LEITOR E ANALISAR OS DADOS COLETADOS NO CAMPO DE PESQUISA. REALIZAMOS UMA DISCUSSÃO ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE A LITERATURA E A LEITURA, ELENCANDO QUE DEVIDO A FALTA DO HÁBITO DE LER, DIVERSOS ALUNOS SE RECUSAM QUANDO A ATIVIDADE ENVOLVE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS, CONSIDERANDO ESTAS COMO CHATAS. POSTERIORMENTE,MENCIONAMOS A IMPORTÂNCIA DE UTILIZAR UM REPERTÓRIO TEXTUAL DIVERSIFICADO PARA SE TRABALHAR COM A LITERATURA.