O ARTIGO APRESENTA UM RECORTE DE UM ESTADO DA ARTE NA ÁREA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA. O PROPÓSITO FOI REALIZAR UM MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO BRASILEIRA DE TESES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA DEFENDIDAS ATÉ O MEIO DO ANO DE 2020. METODOLOGICAMENTE, FOI DEFINIDA UMA INVESTIGAÇÃO COMO MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICA BRASILEIRA DIVULGADA NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESE E DISSERTAÇÕES (BDTD) NO PERÍODO 2010-2020. FORAM IDENTIFICADAS 28 TESES DEFENDIDAS EM PROGRAMAS BRASILEIROS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS, ENVOLVENDO PRINCIPALMENTE OS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO, ENSINO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. FORAM IDENTIFICADAS NAS TESES SELECIONADAS CARACTERÍSTICAS A PARTIR DE QUATRO CATEGORIAS PRÉ-DEFINIDAS: I) A PRODUÇÃO; II) AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO; III) A DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DA PRODUÇÃO NACIONAL E IV) OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO. DESSA MANEIRA O VIGENTE ESTUDO FOI CONSTITUÍDO COM BASE EM UMA PERSPECTIVA QUALITATIVA. DE FORMA GERAL, OS RESULTADOS ADVINDOS DAS ANÁLISES DAS CATEGORIAS INDICARAM QUE A PRODUÇÃO DE TESES DE DOUTORADO A PARTIR DE 2010, APRESENTARAM UM CRESCENTE NAS PRODUÇÕES DE TESES, RELACIONADO AO CAMPO DA INCLUSÃO, PRINCIPALMENTE COM A CRIAÇÃO DE GRUPO DE PESQUISA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA. EM SUMA, AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA PRECISAM SER AMPLIADAS E APROFUNDADAS PARA QUE TENHAMOS A POSSIBILIDADE DE UM ENSINO PARA “TODOS”.