Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

JOGO DIDÁTICO: INCENTIVO AO GOSTO PELA MATEMÁTICA NUMA ESCOLA INCLUSIVA

Palavra-chaves: JOGO DIDÁTICO., FAMÍLIA/ESCOLA., INCLUSÃO., , Artigo Completo AT 15: Ensino de Ciência, Educação Matemática e Inclusão
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72495
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 447
    "inscrito_id" => 1147
    "titulo" => "JOGO DIDÁTICO: INCENTIVO AO GOSTO PELA MATEMÁTICA NUMA ESCOLA INCLUSIVA"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NA AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO ESPAÇO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA, DESTACANDO TAMBÉM A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS NA EXECUÇÃO DESSES JOGOS. TENDO COMO BASE A VIVÊNCIA EM SALA DE AULA NUMA TURMA DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA ESCOLA MUNICIPAL ALMIRANTE BARROSO, NA CIDADE DE JOÃO PESSOA - PB. NOTA-SE QUE QUANDO O ENSINO DA MATEMÁTICA PARTE DO MATERIAL CONCRETO, A CRIANÇA TEM MAIS FACILIDADE DE ASSIMILAR OS CONCEITOS MATEMÁTICOS, E, SENDO ASSIM, AS AULAS SE TORNAM MAIS ATRATIVAS ATRAVÉS DOS JOGOS, FAZENDO QUE COM AS CRIANÇAS PASSEM A GOSTAR MAIS DA MATEMÁTICA. NO QUE SE REFERE À FORMAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, PERCEBEMOS QUE DURANTE A APLICAÇÃO DE UM JOGO MATEMÁTICO ABRE-SE UMA NOVA PERSPECTIVA PARA QUE O ALUNO APRENDA DE FORMA DESCONTRAÍDA E FIRME UM VÍNCULO MAIS FORTE COM A PESSOA COM QUEM ESTÁ JOGANDO. ATUALMENTE, COM A PANDEMIA E A NECESSIDADE DE AS AULAS SEREM REMOTAS, PRECISAMOS CONTAR COM A COLABORAÇÃO DA FAMÍLIA PARA A APLICABILIDADE DOS JOGOS DIDÁTICOS NAS ATIVIDADES ESCOLARES, E OS DESAFIOS AUMENTAM, POIS PERDE-SE EM PARTE O AMBIENTE QUE A ESCOLA INCLUSIVA PROPORCIONA. PARA A NOSSA DISCUSSÃO NOS EMBASAMOS NAS TEORIAS DE ABRANTES (2010), LÓPEZ (2009), VYGOTSKY (2000), ENTRE OUTROS."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 15: Ensino de Ciência, Educação Matemática e Inclusão"
    "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO., FAMÍLIA/ESCOLA., INCLUSÃO., ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "601bdfa8a9ad1_04022021085104.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => "2021-02-04 09:51:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MORGANA FARIAS DE LUNA"
    "autor_nome_curto" => "MORGANA LUNA"
    "autor_email" => "morganalunafarias@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72495
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 447
    "inscrito_id" => 1147
    "titulo" => "JOGO DIDÁTICO: INCENTIVO AO GOSTO PELA MATEMÁTICA NUMA ESCOLA INCLUSIVA"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NA AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO ESPAÇO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA, DESTACANDO TAMBÉM A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS NA EXECUÇÃO DESSES JOGOS. TENDO COMO BASE A VIVÊNCIA EM SALA DE AULA NUMA TURMA DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA ESCOLA MUNICIPAL ALMIRANTE BARROSO, NA CIDADE DE JOÃO PESSOA - PB. NOTA-SE QUE QUANDO O ENSINO DA MATEMÁTICA PARTE DO MATERIAL CONCRETO, A CRIANÇA TEM MAIS FACILIDADE DE ASSIMILAR OS CONCEITOS MATEMÁTICOS, E, SENDO ASSIM, AS AULAS SE TORNAM MAIS ATRATIVAS ATRAVÉS DOS JOGOS, FAZENDO QUE COM AS CRIANÇAS PASSEM A GOSTAR MAIS DA MATEMÁTICA. NO QUE SE REFERE À FORMAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, PERCEBEMOS QUE DURANTE A APLICAÇÃO DE UM JOGO MATEMÁTICO ABRE-SE UMA NOVA PERSPECTIVA PARA QUE O ALUNO APRENDA DE FORMA DESCONTRAÍDA E FIRME UM VÍNCULO MAIS FORTE COM A PESSOA COM QUEM ESTÁ JOGANDO. ATUALMENTE, COM A PANDEMIA E A NECESSIDADE DE AS AULAS SEREM REMOTAS, PRECISAMOS CONTAR COM A COLABORAÇÃO DA FAMÍLIA PARA A APLICABILIDADE DOS JOGOS DIDÁTICOS NAS ATIVIDADES ESCOLARES, E OS DESAFIOS AUMENTAM, POIS PERDE-SE EM PARTE O AMBIENTE QUE A ESCOLA INCLUSIVA PROPORCIONA. PARA A NOSSA DISCUSSÃO NOS EMBASAMOS NAS TEORIAS DE ABRANTES (2010), LÓPEZ (2009), VYGOTSKY (2000), ENTRE OUTROS."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 15: Ensino de Ciência, Educação Matemática e Inclusão"
    "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO., FAMÍLIA/ESCOLA., INCLUSÃO., ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "601bdfa8a9ad1_04022021085104.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => "2021-02-04 09:51:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MORGANA FARIAS DE LUNA"
    "autor_nome_curto" => "MORGANA LUNA"
    "autor_email" => "morganalunafarias@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NA AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO ESPAÇO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA, DESTACANDO TAMBÉM A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS NA EXECUÇÃO DESSES JOGOS. TENDO COMO BASE A VIVÊNCIA EM SALA DE AULA NUMA TURMA DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA ESCOLA MUNICIPAL ALMIRANTE BARROSO, NA CIDADE DE JOÃO PESSOA - PB. NOTA-SE QUE QUANDO O ENSINO DA MATEMÁTICA PARTE DO MATERIAL CONCRETO, A CRIANÇA TEM MAIS FACILIDADE DE ASSIMILAR OS CONCEITOS MATEMÁTICOS, E, SENDO ASSIM, AS AULAS SE TORNAM MAIS ATRATIVAS ATRAVÉS DOS JOGOS, FAZENDO QUE COM AS CRIANÇAS PASSEM A GOSTAR MAIS DA MATEMÁTICA. NO QUE SE REFERE À FORMAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, PERCEBEMOS QUE DURANTE A APLICAÇÃO DE UM JOGO MATEMÁTICO ABRE-SE UMA NOVA PERSPECTIVA PARA QUE O ALUNO APRENDA DE FORMA DESCONTRAÍDA E FIRME UM VÍNCULO MAIS FORTE COM A PESSOA COM QUEM ESTÁ JOGANDO. ATUALMENTE, COM A PANDEMIA E A NECESSIDADE DE AS AULAS SEREM REMOTAS, PRECISAMOS CONTAR COM A COLABORAÇÃO DA FAMÍLIA PARA A APLICABILIDADE DOS JOGOS DIDÁTICOS NAS ATIVIDADES ESCOLARES, E OS DESAFIOS AUMENTAM, POIS PERDE-SE EM PARTE O AMBIENTE QUE A ESCOLA INCLUSIVA PROPORCIONA. PARA A NOSSA DISCUSSÃO NOS EMBASAMOS NAS TEORIAS DE ABRANTES (2010), LÓPEZ (2009), VYGOTSKY (2000), ENTRE OUTROS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.