JOGO DIDÁTICO: INCENTIVO AO GOSTO PELA MATEMÁTICA NUMA ESCOLA INCLUSIVA
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72495 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 447 "inscrito_id" => 1147 "titulo" => "JOGO DIDÁTICO: INCENTIVO AO GOSTO PELA MATEMÁTICA NUMA ESCOLA INCLUSIVA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NA AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO ESPAÇO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA, DESTACANDO TAMBÉM A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS NA EXECUÇÃO DESSES JOGOS. TENDO COMO BASE A VIVÊNCIA EM SALA DE AULA NUMA TURMA DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA ESCOLA MUNICIPAL ALMIRANTE BARROSO, NA CIDADE DE JOÃO PESSOA - PB. NOTA-SE QUE QUANDO O ENSINO DA MATEMÁTICA PARTE DO MATERIAL CONCRETO, A CRIANÇA TEM MAIS FACILIDADE DE ASSIMILAR OS CONCEITOS MATEMÁTICOS, E, SENDO ASSIM, AS AULAS SE TORNAM MAIS ATRATIVAS ATRAVÉS DOS JOGOS, FAZENDO QUE COM AS CRIANÇAS PASSEM A GOSTAR MAIS DA MATEMÁTICA. NO QUE SE REFERE À FORMAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, PERCEBEMOS QUE DURANTE A APLICAÇÃO DE UM JOGO MATEMÁTICO ABRE-SE UMA NOVA PERSPECTIVA PARA QUE O ALUNO APRENDA DE FORMA DESCONTRAÍDA E FIRME UM VÍNCULO MAIS FORTE COM A PESSOA COM QUEM ESTÁ JOGANDO. ATUALMENTE, COM A PANDEMIA E A NECESSIDADE DE AS AULAS SEREM REMOTAS, PRECISAMOS CONTAR COM A COLABORAÇÃO DA FAMÍLIA PARA A APLICABILIDADE DOS JOGOS DIDÁTICOS NAS ATIVIDADES ESCOLARES, E OS DESAFIOS AUMENTAM, POIS PERDE-SE EM PARTE O AMBIENTE QUE A ESCOLA INCLUSIVA PROPORCIONA. PARA A NOSSA DISCUSSÃO NOS EMBASAMOS NAS TEORIAS DE ABRANTES (2010), LÓPEZ (2009), VYGOTSKY (2000), ENTRE OUTROS." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 15: Ensino de Ciência, Educação Matemática e Inclusão" "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO., FAMÍLIA/ESCOLA., INCLUSÃO., ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "601bdfa8a9ad1_04022021085104.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => "2021-02-04 09:51:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MORGANA FARIAS DE LUNA" "autor_nome_curto" => "MORGANA LUNA" "autor_email" => "morganalunafarias@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72495 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 447 "inscrito_id" => 1147 "titulo" => "JOGO DIDÁTICO: INCENTIVO AO GOSTO PELA MATEMÁTICA NUMA ESCOLA INCLUSIVA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NA AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO ESPAÇO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA, DESTACANDO TAMBÉM A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS NA EXECUÇÃO DESSES JOGOS. TENDO COMO BASE A VIVÊNCIA EM SALA DE AULA NUMA TURMA DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA ESCOLA MUNICIPAL ALMIRANTE BARROSO, NA CIDADE DE JOÃO PESSOA - PB. NOTA-SE QUE QUANDO O ENSINO DA MATEMÁTICA PARTE DO MATERIAL CONCRETO, A CRIANÇA TEM MAIS FACILIDADE DE ASSIMILAR OS CONCEITOS MATEMÁTICOS, E, SENDO ASSIM, AS AULAS SE TORNAM MAIS ATRATIVAS ATRAVÉS DOS JOGOS, FAZENDO QUE COM AS CRIANÇAS PASSEM A GOSTAR MAIS DA MATEMÁTICA. NO QUE SE REFERE À FORMAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, PERCEBEMOS QUE DURANTE A APLICAÇÃO DE UM JOGO MATEMÁTICO ABRE-SE UMA NOVA PERSPECTIVA PARA QUE O ALUNO APRENDA DE FORMA DESCONTRAÍDA E FIRME UM VÍNCULO MAIS FORTE COM A PESSOA COM QUEM ESTÁ JOGANDO. ATUALMENTE, COM A PANDEMIA E A NECESSIDADE DE AS AULAS SEREM REMOTAS, PRECISAMOS CONTAR COM A COLABORAÇÃO DA FAMÍLIA PARA A APLICABILIDADE DOS JOGOS DIDÁTICOS NAS ATIVIDADES ESCOLARES, E OS DESAFIOS AUMENTAM, POIS PERDE-SE EM PARTE O AMBIENTE QUE A ESCOLA INCLUSIVA PROPORCIONA. PARA A NOSSA DISCUSSÃO NOS EMBASAMOS NAS TEORIAS DE ABRANTES (2010), LÓPEZ (2009), VYGOTSKY (2000), ENTRE OUTROS." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 15: Ensino de Ciência, Educação Matemática e Inclusão" "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO., FAMÍLIA/ESCOLA., INCLUSÃO., ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "601bdfa8a9ad1_04022021085104.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => "2021-02-04 09:51:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MORGANA FARIAS DE LUNA" "autor_nome_curto" => "MORGANA LUNA" "autor_email" => "morganalunafarias@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }