O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NA AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO ESPAÇO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA, DESTACANDO TAMBÉM A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS NA EXECUÇÃO DESSES JOGOS. TENDO COMO BASE A VIVÊNCIA EM SALA DE AULA NUMA TURMA DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA ESCOLA MUNICIPAL ALMIRANTE BARROSO, NA CIDADE DE JOÃO PESSOA - PB. NOTA-SE QUE QUANDO O ENSINO DA MATEMÁTICA PARTE DO MATERIAL CONCRETO, A CRIANÇA TEM MAIS FACILIDADE DE ASSIMILAR OS CONCEITOS MATEMÁTICOS, E, SENDO ASSIM, AS AULAS SE TORNAM MAIS ATRATIVAS ATRAVÉS DOS JOGOS, FAZENDO QUE COM AS CRIANÇAS PASSEM A GOSTAR MAIS DA MATEMÁTICA. NO QUE SE REFERE À FORMAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, PERCEBEMOS QUE DURANTE A APLICAÇÃO DE UM JOGO MATEMÁTICO ABRE-SE UMA NOVA PERSPECTIVA PARA QUE O ALUNO APRENDA DE FORMA DESCONTRAÍDA E FIRME UM VÍNCULO MAIS FORTE COM A PESSOA COM QUEM ESTÁ JOGANDO. ATUALMENTE, COM A PANDEMIA E A NECESSIDADE DE AS AULAS SEREM REMOTAS, PRECISAMOS CONTAR COM A COLABORAÇÃO DA FAMÍLIA PARA A APLICABILIDADE DOS JOGOS DIDÁTICOS NAS ATIVIDADES ESCOLARES, E OS DESAFIOS AUMENTAM, POIS PERDE-SE EM PARTE O AMBIENTE QUE A ESCOLA INCLUSIVA PROPORCIONA. PARA A NOSSA DISCUSSÃO NOS EMBASAMOS NAS TEORIAS DE ABRANTES (2010), LÓPEZ (2009), VYGOTSKY (2000), ENTRE OUTROS.