DIFICULDADES DE LEITURA E COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS NAS AULAS DE SOCIOLOGIA
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72421 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 114 "inscrito_id" => 582 "titulo" => "DIFICULDADES DE LEITURA E COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS NAS AULAS DE SOCIOLOGIA" "resumo" => "O OBJETIVO DESTE ESTUDO É CONTRIBUIR PARA AMPLIAR A DISCUSSÃO E A REFLEXÃO CRÍTICA ACERCA DO ENSINO, DAS DIFICULDADES DE LEITURA E COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO E A NECESSIDADE DE REINVENÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA À MEDIDA QUE APRESENTA OS RESULTADOS OBTIDOS NA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO INTITULADA “DIFICULDADES DE LEITURA E COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE SOCIOLOGIA”, DA MESMA AUTORA, QUE TINHA COMO OBJETIVO COMPREENDER AS DIFICULDADES DE LEITURA E COMPREENSÃO LEITORA EM TEXTOS DE SOCIOLOGIA, PELOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, VERIFICANDO SUA INFLUENCIA NO APROVEITAMENTO DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS NESTE COMPONENTE CURRICULAR. ATUALMENTE, VIVEMOS NUMA SOCIEDADE EM QUE A COMPETÊNCIA EM LEITURA É COLOCADA COMO UMA CONDIÇÃO PARA QUESTIONAR O MUNDO E DE FORMA AUTÔNOMA E ATUANTE, INSERIR-SE SOCIALMENTE. ASSIM, AS COMPETÊNCIAS DE LER E COMPREENDER UM TEXTO ESCRITO CONTRIBUEM PARA A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS, ALÉM DE SEREM EXTREMAMENTE RELEVANTE PARA O INDIVÍDUO ENFRENTAR O COTIDIANO E REIVINDICAR SEU LUGAR NA SOCIEDADE. TEORICAMENTE NOS FUNDAMENTAMOS EM: KOCK E ELIAS (2007), KLEIMAM (2013), SILVA (2011), FREIRE (1989), BAUMAN (2010), BORTONI-RICARDO (2008), COSTA (1997), ROCHA (2016), SOLÉ (1998), THIOLLENT (1992), ENTRE OUTROS. AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DESTE ESTUDO SE DÃO EM TORNO DO CRESCIMENTO INTELECTUAL A PARTIR DAS LEITURAS REALIZADAS E DO ENTENDIMENTO DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ALUNOS, ASSIM, ESPERAMOS QUE AS REFLEXÕES AQUI APRESENTADAS POSSAM CONTRIBUIR PARA A ELABORAÇÃO DE OUTROS TRABALHOS E, PRINCIPALMENTE, PARA A REINVENÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE OUTROS DOCENTES." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 14: Práticas de Leitura, Escrita, Literatura Infantil e Inclusão" "palavra_chave" => "DIFICULDADES, LEITURA, COMPREENSÃO, ENSINO DE SOCIOLOGIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA14_ID582_10062020161643.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIENE ALMEIDA VIRGINIO" "autor_nome_curto" => "JOSIENE" "autor_email" => "josiene.virginio@bol.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72421 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 114 "inscrito_id" => 582 "titulo" => "DIFICULDADES DE LEITURA E COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS NAS AULAS DE SOCIOLOGIA" "resumo" => "O OBJETIVO DESTE ESTUDO É CONTRIBUIR PARA AMPLIAR A DISCUSSÃO E A REFLEXÃO CRÍTICA ACERCA DO ENSINO, DAS DIFICULDADES DE LEITURA E COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO E A NECESSIDADE DE REINVENÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA À MEDIDA QUE APRESENTA OS RESULTADOS OBTIDOS NA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO INTITULADA “DIFICULDADES DE LEITURA E COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE SOCIOLOGIA”, DA MESMA AUTORA, QUE TINHA COMO OBJETIVO COMPREENDER AS DIFICULDADES DE LEITURA E COMPREENSÃO LEITORA EM TEXTOS DE SOCIOLOGIA, PELOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, VERIFICANDO SUA INFLUENCIA NO APROVEITAMENTO DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS NESTE COMPONENTE CURRICULAR. ATUALMENTE, VIVEMOS NUMA SOCIEDADE EM QUE A COMPETÊNCIA EM LEITURA É COLOCADA COMO UMA CONDIÇÃO PARA QUESTIONAR O MUNDO E DE FORMA AUTÔNOMA E ATUANTE, INSERIR-SE SOCIALMENTE. ASSIM, AS COMPETÊNCIAS DE LER E COMPREENDER UM TEXTO ESCRITO CONTRIBUEM PARA A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS, ALÉM DE SEREM EXTREMAMENTE RELEVANTE PARA O INDIVÍDUO ENFRENTAR O COTIDIANO E REIVINDICAR SEU LUGAR NA SOCIEDADE. TEORICAMENTE NOS FUNDAMENTAMOS EM: KOCK E ELIAS (2007), KLEIMAM (2013), SILVA (2011), FREIRE (1989), BAUMAN (2010), BORTONI-RICARDO (2008), COSTA (1997), ROCHA (2016), SOLÉ (1998), THIOLLENT (1992), ENTRE OUTROS. AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DESTE ESTUDO SE DÃO EM TORNO DO CRESCIMENTO INTELECTUAL A PARTIR DAS LEITURAS REALIZADAS E DO ENTENDIMENTO DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ALUNOS, ASSIM, ESPERAMOS QUE AS REFLEXÕES AQUI APRESENTADAS POSSAM CONTRIBUIR PARA A ELABORAÇÃO DE OUTROS TRABALHOS E, PRINCIPALMENTE, PARA A REINVENÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE OUTROS DOCENTES." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 14: Práticas de Leitura, Escrita, Literatura Infantil e Inclusão" "palavra_chave" => "DIFICULDADES, LEITURA, COMPREENSÃO, ENSINO DE SOCIOLOGIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA14_ID582_10062020161643.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIENE ALMEIDA VIRGINIO" "autor_nome_curto" => "JOSIENE" "autor_email" => "josiene.virginio@bol.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }