O OBJETIVO DESTE ESTUDO É CONTRIBUIR PARA AMPLIAR A DISCUSSÃO E A REFLEXÃO CRÍTICA ACERCA DO ENSINO, DAS DIFICULDADES DE LEITURA E COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO E A NECESSIDADE DE REINVENÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA À MEDIDA QUE APRESENTA OS RESULTADOS OBTIDOS NA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO INTITULADA “DIFICULDADES DE LEITURA E COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE SOCIOLOGIA”, DA MESMA AUTORA, QUE TINHA COMO OBJETIVO COMPREENDER AS DIFICULDADES DE LEITURA E COMPREENSÃO LEITORA EM TEXTOS DE SOCIOLOGIA, PELOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, VERIFICANDO SUA INFLUENCIA NO APROVEITAMENTO DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS NESTE COMPONENTE CURRICULAR. ATUALMENTE, VIVEMOS NUMA SOCIEDADE EM QUE A COMPETÊNCIA EM LEITURA É COLOCADA COMO UMA CONDIÇÃO PARA QUESTIONAR O MUNDO E DE FORMA AUTÔNOMA E ATUANTE, INSERIR-SE SOCIALMENTE. ASSIM, AS COMPETÊNCIAS DE LER E COMPREENDER UM TEXTO ESCRITO CONTRIBUEM PARA A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS, ALÉM DE SEREM EXTREMAMENTE RELEVANTE PARA O INDIVÍDUO ENFRENTAR O COTIDIANO E REIVINDICAR SEU LUGAR NA SOCIEDADE. TEORICAMENTE NOS FUNDAMENTAMOS EM: KOCK E ELIAS (2007), KLEIMAM (2013), SILVA (2011), FREIRE (1989), BAUMAN (2010), BORTONI-RICARDO (2008), COSTA (1997), ROCHA (2016), SOLÉ (1998), THIOLLENT (1992), ENTRE OUTROS. AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DESTE ESTUDO SE DÃO EM TORNO DO CRESCIMENTO INTELECTUAL A PARTIR DAS LEITURAS REALIZADAS E DO ENTENDIMENTO DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ALUNOS, ASSIM, ESPERAMOS QUE AS REFLEXÕES AQUI APRESENTADAS POSSAM CONTRIBUIR PARA A ELABORAÇÃO DE OUTROS TRABALHOS E, PRINCIPALMENTE, PARA A REINVENÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE OUTROS DOCENTES.