ESTE ARTIGO APRESENTA PARTE DOS RESULTADOS DE UMA PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL CONSTRUÍDA EM ARTICULAÇÃO COM A PROFISSÃO, FOCALIZANDO DUAS DIMENSÕES: A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NA LICENCIATURA E OS SABERES PRODUZIDOS A PARTIR DAS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS. TEVE POR OBJETIVO ANALISAR NARRATIVAS DE LICENCIANDOS ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO PET CONEXÕES DE SABERES PARA A FORMAÇÃO E A PRODUÇÃO DE SABERES PROFISSIONAIS DOS ENVOLVIDOS. COM BASE EM ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS FEITAS COM QUATRO LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE QUE PARTICIPARAM DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PARA A LICENCIATURA, NO PERÍODO DE 2014 A 2018, PROCURAMOS RELACIONAR ESSAS DUAS DIMENSÕES SEM PERDER DE VISTA O IMBRICAMENTO DAS QUESTÕES QUE ENVOLVEM A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E A PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO. OS DADOS APRESENTADOS INDICAM QUE O PROCESSO DE TRABALHO DESENVOLVIDO PELO GRUPO CRIA CONDIÇÕES FAVORÁVEIS DE INSERÇÃO À DOCÊNCIA, POSSIBILITANDO AOS LICENCIANDOS A OPORTUNIDADE DE IMERSÃO EM SITUAÇÕES REAIS DA FUTURA PROFISSÃO.