O PRESENTE ARTIGO BUSCOU ANALISAR ATRAV?S DE PESQUISAS BIBLIOGR?FICAS ACERCA DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO SISTEMA REGULAR DE ENSINO NA IMPLEMENTA??O DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS P?BLICAS DO BRASIL. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA. PARA TANTO, FORAM FEITAS PESQUISAS ATRAV?S DE LEITURAS DE ARTIGOS, MONOGRAFIAS, LIVROS, REVISTAS E A LEGISLA??O BRASILEIRA INERENTE A PROBLEM?TICA, ANCORADA EM REFERENCIAS RENOMADOS QUE TORNOU LEGITIMO ESTE TRABALHO APRESENTADO A SEGUIR, COM O OBJETIVO DE DETECTAR OS IMPASSES QUE OBSTRUEM A PARTICIPA??O PLENA E EFETIVA DOS ALUNOS COM DEFICI?NCIA, TRANSTORNO GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTA??O NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS - SRM E NO ENSINO REGULAR; INVESTIGAR OS ARTEFATOS POSS?VEIS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E EXPLICITAR OS RESULTADOS ENCONTRADOS NESTE ESTUDO. DIANTE DAS INFORMA??ES OBTIDAS, CONSTATOU-SE QUE DE FATO AS ESCOLAS P?BLICAS DO BRASIL ENCONTRAM-SE DEBILITADAS, INADEQUADAS, QUE EXISTEM LACUNAS, E QUE AS IGUALDADES DE CONDI??ES AINDA EST?O MISTIFICADAS, IMPEDINDO MUITAS CRIAN?AS NO SEU DESENVOLVIMENTO F?SICO, SENSORIAL, INTELECTUAL E SOCIAL. EM CONTRAPARTIDA, A LEGISLA??O BRASILEIRA GARANTE AOS ALUNOS O DIREITO ? INCLUS?O, POSSIBILITANDO-LHES OPORTUNIDADES DE UM BOM APRENDIZADO E ? SUPERA??O DAQUILO QUE LHE ? LIMITADO. NESTA PERSPECTIVA, PODE-SE CORROBORAR QUE A PESQUISA APRESENTADA CONTRIBUIR? COMO MEIO REFLEXIVO NA MELHORIA DO CONHECIMENTO EPISTEMOL?GICO ACERCA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO.