TEORIA QUEER E A PRÁTICA DOCENTE EMANCIPATÓRIA
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72600 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 277 "inscrito_id" => 793 "titulo" => "TEORIA QUEER E A PRÁTICA DOCENTE EMANCIPATÓRIA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETO DE ESTUDO O GÊNERO E A SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO, NA QUAL TEMOS POR OBJETIVO REFLETIR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE EMANCIPATÓRIA ATRAVÉS DE UMA PERSPECTIVA QUEER E DISCUTIR AS TEMÁTICAS INSERIDAS NO ÂMBITO ESCOLAR. PARA ESSE FIM, REALIZAMOS UMA PESQUISA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO QUALITATIVO, UTILIZANDO COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA OS AUTORES MICHEL FOUCAULT (1993) E JEFFREY WEEKS (1995) NA TEMÁTICA DE SEXUALIDADE; JUDITH BUTLER (2020) E GUACIRA LOPES LOURO (2019) NO EMBASAMENTO SOBRE A TEORIA QUEER; E PAULO FREIRE (2020) E BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS (1997) NA CONSTRUÇÃO DA DISCUSSÃO ACERCA DA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA. CONCLUÍMOS QUE SE FAZ NECESSÁRIO APROFUNDAMENTO DOS ESTUDOS NA ÁREA, DE UMA FORMA EMPÍRICA, POIS POUCO SE É DISCUTIDO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR, UMA VEZ QUE ESSE ESTUDO CARREGA CONCEPÇÕES EQUIVOCADAS PARTINDO DA SOCIEDADE COMO UM TODO, E CABE ÀS INSTITUIÇÕES, ESTUDIOSOS E INDIVÍDUOS O PAPEL DE DESMISTIFICAR E DESNATURALIZAR ESSES CONCEITOS ERRÔNEOS SOBRE O QUE SIGNIFICA O ESTUDO DE GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 20: Inclusão: gênero e Práticas Culturais" "palavra_chave" => "DOCENTE EMANCIPATÓRIO, EDUCAÇÃO, GÊNERO, SEXUALIDADE, TEORIA QUEER" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA20_ID793_27102020224030.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA JAILLANY MACÊDO DE ASSIS" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA DE ASSIS" "autor_email" => "nattymacedo2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72600 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 277 "inscrito_id" => 793 "titulo" => "TEORIA QUEER E A PRÁTICA DOCENTE EMANCIPATÓRIA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETO DE ESTUDO O GÊNERO E A SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO, NA QUAL TEMOS POR OBJETIVO REFLETIR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE EMANCIPATÓRIA ATRAVÉS DE UMA PERSPECTIVA QUEER E DISCUTIR AS TEMÁTICAS INSERIDAS NO ÂMBITO ESCOLAR. PARA ESSE FIM, REALIZAMOS UMA PESQUISA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO QUALITATIVO, UTILIZANDO COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA OS AUTORES MICHEL FOUCAULT (1993) E JEFFREY WEEKS (1995) NA TEMÁTICA DE SEXUALIDADE; JUDITH BUTLER (2020) E GUACIRA LOPES LOURO (2019) NO EMBASAMENTO SOBRE A TEORIA QUEER; E PAULO FREIRE (2020) E BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS (1997) NA CONSTRUÇÃO DA DISCUSSÃO ACERCA DA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA. CONCLUÍMOS QUE SE FAZ NECESSÁRIO APROFUNDAMENTO DOS ESTUDOS NA ÁREA, DE UMA FORMA EMPÍRICA, POIS POUCO SE É DISCUTIDO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR, UMA VEZ QUE ESSE ESTUDO CARREGA CONCEPÇÕES EQUIVOCADAS PARTINDO DA SOCIEDADE COMO UM TODO, E CABE ÀS INSTITUIÇÕES, ESTUDIOSOS E INDIVÍDUOS O PAPEL DE DESMISTIFICAR E DESNATURALIZAR ESSES CONCEITOS ERRÔNEOS SOBRE O QUE SIGNIFICA O ESTUDO DE GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 20: Inclusão: gênero e Práticas Culturais" "palavra_chave" => "DOCENTE EMANCIPATÓRIO, EDUCAÇÃO, GÊNERO, SEXUALIDADE, TEORIA QUEER" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA20_ID793_27102020224030.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA JAILLANY MACÊDO DE ASSIS" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA DE ASSIS" "autor_email" => "nattymacedo2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }