ASSIS, Natália Jaillany Macêdo De et al.. Teoria queer e a prática docente emancipatória. Anais IV CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/72600>. Acesso em: 05/11/2024 03:59
O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETO DE ESTUDO O GÊNERO E A SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO, NA QUAL TEMOS POR OBJETIVO REFLETIR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE EMANCIPATÓRIA ATRAVÉS DE UMA PERSPECTIVA QUEER E DISCUTIR AS TEMÁTICAS INSERIDAS NO ÂMBITO ESCOLAR. PARA ESSE FIM, REALIZAMOS UMA PESQUISA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO QUALITATIVO, UTILIZANDO COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA OS AUTORES MICHEL FOUCAULT (1993) E JEFFREY WEEKS (1995) NA TEMÁTICA DE SEXUALIDADE; JUDITH BUTLER (2020) E GUACIRA LOPES LOURO (2019) NO EMBASAMENTO SOBRE A TEORIA QUEER; E PAULO FREIRE (2020) E BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS (1997) NA CONSTRUÇÃO DA DISCUSSÃO ACERCA DA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA. CONCLUÍMOS QUE SE FAZ NECESSÁRIO APROFUNDAMENTO DOS ESTUDOS NA ÁREA, DE UMA FORMA EMPÍRICA, POIS POUCO SE É DISCUTIDO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR, UMA VEZ QUE ESSE ESTUDO CARREGA CONCEPÇÕES EQUIVOCADAS PARTINDO DA SOCIEDADE COMO UM TODO, E CABE ÀS INSTITUIÇÕES, ESTUDIOSOS E INDIVÍDUOS O PAPEL DE DESMISTIFICAR E DESNATURALIZAR ESSES CONCEITOS ERRÔNEOS SOBRE O QUE SIGNIFICA O ESTUDO DE GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA.