ESTE TRABALHO APRESENTA INFORMA??ES REFERENTES A UMA PESQUISA REALIZADA POR MEIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIA??O CIENT?FICA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, CARACTERIZADA COMO PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO ETNOGR?FICO, TENDO COMO INSTRUMENTOS DE PESQUISA, A AN?LISE DE DOCUMENTOS E A APLICA??O DE UM QUESTION?RIO SEMIABERTO. SEU EMBASAMENTO TE?RICO E METODOL?GICO TOMOU COMO APORTE OS SEGUINTES REFERENCIAIS: BARDIN (1977), BOGDAN E BIKLEN (1994), BRASIL (2008), RAPOLI (2010), DENTRE OUTROS. A PESQUISA TEM COMO OBJETIVOS: ANALISAR COMO SE ESTRUTURA E FUNCIONA A MODALIDADE DE EDUCA??O ESPECIAL EM ESCOLAS DAS REDES MUNICIPAL E ESTADUAL, NA CIDADE DE CAIC?/RN, CONSIDERANDO A PERSPECTIVA EDUCACIONAL INCLUSIVA; IDENTIFICAR AS A??ES REALIZADAS POR MEIO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO ? AEE PARA POSSIBILITAR A INCLUS?O ESCOLAR DOS ALUNOS P?BLICO ALVO DA EDUCA??O ESPECIAL; IDENTIFICAR AS DIFICULDADES E NECESSIDADES QUE SE CONSTITUEM COMO BARREIRAS ? ORGANIZA??O DA EDUCA??O ESPECIAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS, LOCALIZADAS NO MUNIC?PIO DE CAIC?/RN. A INVESTIGA??O FOI REALIZADA EM SETE ESCOLAS MUNICIPAIS, QUE POSSUEM SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E EM CINCO ESCOLAS DA REDE ESTADUAL, LOCALIZADAS NO MUNIC?PIO DE CAIC?/RN. CONSTATOU-SE QUE O FUNCIONAMENTO DA EDUCA??O ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCA??O INCLUSIVA, NO REFERIDO MUNIC?PIO, N?O APRESENTA AS CONDI??ES RECOMENDADAS, NECESSITANDO DE A??ES EFETIVAS QUE GARANTAM A INCLUS?O DOS ESTUDANTES P?BLICO ALVO DA EDUCA??O ESPECIAL. RESSALTA-SE A IMPORT?NCIA DA FORMA??O DE PROFESSORES E A REORGANIZA??O DOS SISTEMAS DE ENSINO PARA A INCLUS?O DOS ALUNOS, COM GARANTIA DE EDUCA??O ESPECIAL, OFERTADA AOS EDUCANDOS QUE DELA NECESSITAM.