Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O PROFESSOR DE APOIO ENQUANTO MEDIADOR DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE UMA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Palavra-chaves: INCLUSÃO, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), MEDIAÇÃO ESCOLAR, , Artigo Completo AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
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      ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA DISCORRE SOBRE A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA COM UM ALUNO DIAGNOSTICADO COM TEA INCLUÍDO NA REDE REGULAR DE ENSINO EM UMA ESCOLA PRIVADA, NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. ASSIM, PROCUROU-SE DESCREVER ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR DE APOIO ESCOLAR NAS BASES LEGAIS, CARACTERÍSTICAS DO ALUNO ACOMPANHADO, ABORDAR OS DESAFIOS IMPOSTOS, AS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS, O PAPEL DO PROFESSOR DE APOIO NA INCLUSÃO E ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES AO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO. COM ISSO, ESTE TRABALHO DESTACA A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR UMA\r\n
      GRADUANDA EM PEDAGOGIA, QUE TRANSFORMOU O DESAFIO EM OBJETO DE ESTUDO, POR MEIO DA QUAL É POSSÍVEL NOS APROXIMAR, CRIAR, TORNAR-SE OUTRO PARA CONSTRUIR UM NOVO MODO DE PENSAR E AGIR. DESSA FORMA, O RELATO DESSA EXPERIÊNCIA APONTA NÃO SÓ PARA O QUE FOI VIVENCIADO, MAS INDICIA A CONSTRUÇÃO DE UM CAMINHO NO QUAL BASES LEGAIS ESTÃO SENDO CONSTRUÍDAS EM PROL DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO OU ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NAS ESCOLAS QUE SE FAZEM INCLUSIVAS.
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Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA DISCORRE SOBRE A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA COM UM ALUNO DIAGNOSTICADO COM TEA INCLUÍDO NA REDE REGULAR DE ENSINO EM UMA ESCOLA PRIVADA, NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. ASSIM, PROCUROU-SE DESCREVER ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR DE APOIO ESCOLAR NAS BASES LEGAIS, CARACTERÍSTICAS DO ALUNO ACOMPANHADO, ABORDAR OS DESAFIOS IMPOSTOS, AS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS, O PAPEL DO PROFESSOR DE APOIO NA INCLUSÃO E ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES AO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO. COM ISSO, ESTE TRABALHO DESTACA A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR UMA GRADUANDA EM PEDAGOGIA, QUE TRANSFORMOU O DESAFIO EM OBJETO DE ESTUDO, POR MEIO DA QUAL É POSSÍVEL NOS APROXIMAR, CRIAR, TORNAR-SE OUTRO PARA CONSTRUIR UM NOVO MODO DE PENSAR E AGIR. DESSA FORMA, O RELATO DESSA EXPERIÊNCIA APONTA NÃO SÓ PARA O QUE FOI VIVENCIADO, MAS INDICIA A CONSTRUÇÃO DE UM CAMINHO NO QUAL BASES LEGAIS ESTÃO SENDO CONSTRUÍDAS EM PROL DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO OU ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NAS ESCOLAS QUE SE FAZEM INCLUSIVAS.

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