O ECA COMPLETOU 30 ANOS EM 2020. PORÉM, SEU CONTEÚDO AINDA É DESCONHECIDO POR MUITOS EM NOSSA SOCIEDADE E TORNA-SE DE GRANDE RELEVÂNCIA CONHECER O PERCURSO HISTÓRICO QUE LEVOU À SUA CONSTRUÇÃO E APROVAÇÃO. OBJETIVAMOS CONHECER, A PARTIR DAS RESPOSTAS DE ALGUNS PARTICIPANTES DO CURSO, DE EXTENÇÃO “EDUCAÇÃO E CIDADANIA: O ECA E OS DIREITOS HUMANOS NO CURRÍCULO ESCOLAR” PROMOVIDO PELO DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA E PELA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA ATRAVÉS DO GRUPO DE PESQUISA E EXTENSÃO INFÂNCIA, CRIANÇA E EDUCAÇÃO – GPEICE, QUAIS OS DESAFIOS QUE OS PROFESSORES E GESTORES ESCOLARES ENFRENTAM NO QUE SE REFERE À PROTEÇÃO E GARANTIA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES. PARA TANTO, ANALISAMOS DOCUMENTOS OFICIAIS COMO A CONSTITUIÇÃO FEDERAL (1988), O ECA (1990), A LDBEN (1996), ENTRE OUTROS, E RECORREMOS A ESTUDIOSOS DA ÁREA COMO FERREIRA (2010), MACHADO (2017), MACÊDO E SOBRAL (2020), ETC. TAIS ANÁLISES NOS LEVARAM A CONCLUSÃO DE QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA É FUNDAMENTAL PARA QUE PROFESSORES POSSAM ESTAR ATUALIZADOS E SEJAM CONHECEDORES DAS LEIS VOLTADAS PARA ESTA ETAPA DA EDUCAÇÃO A FIM DE GARANTIR OS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES COMO SERES HUMANOS E PARA QUE POSSAM ESTUDAR E CONHECER MAIS SOBRE O ECA.