A TERCEIRA IDADE TRAZ MUDANÇAS E TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS E BIOLÓGICAS SIGNIFICATIVAS NAS PESSOAS. APESAR DAS DEGENERESCÊNCIAS DE ORDEM FÍSICA OU PSICOLÓGICA, A IDADE NÃO IMPEDE A APRENDIZAGEM DE ALGO NOVO. É NECESSÁRIO FORMAR PROFISSIONAIS QUE VENHAM ATUAR NA GERONTOLOGIA EDUCACIONAL DE MANEIRA SIGNIFICATIVA. LIMA (2000) EXPLICA QUE A PARTIR DOS 60 ANOS HÁ UMA PERDA CONSIDERÁVEL DA CAPACIDADE DE MEMORIZAÇÃO E CONCENTRAÇÃO. ALGUMAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE UM IDOSO SÃO: LENTIDÃO NO RACIOCÍNIO; DIMINUIÇÃO NATURAL DAS CAPACIDADES VISUAIS E AUDITIVAS; E, LENTIDÃO NA MOBILIDADE NAS CAPACIDADES MOTORAS EM GERAL, PAIVA (1999). ENTRETANTO, TRABALHOS MOSTRAM QUE CASO O IDOSO NÃO SEJA ACOMETIDO DE NENHUMA DOENÇA QUE AFETE AS CÉLULAS CEREBRAIS, NENHUM DESTES PROCESSOS QUE FAZEM PARTE DO ENVELHECIMENTO AFETAM A CAPACIDADE DE APRENDER. PARA BORUCHOVITCH ET AL (2006) AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PODEM FACILITAR A AQUISIÇÃO, O ARMAZENAMENTO E A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS INFORMAÇÕES. TANTO O CARÁTER LÚDICO, QUANTO UM MATERIAL DE APELO VISUAL PODEM AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO IDOSO, CARDOSO ET AL (2015). ALÉM DISSO, PATOLOGIAS RELACIONADAS À MEMÓRIA PODEM SER PREVENIDAS AFASTANDO FATORES DE RISCO, PROPORCIONANDO UM ENVELHECIMENTO MENTAL SAUDÁVEL, SOARES (2006). OS OBJETIVOS DESTE TRABALHO FORAM: IDENTIFICAR DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DA TERCEIRA IDADE; ANALISAR ALGUMAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS PARA ESTE PÚBLICO; E REFLETIR SOBRE QUAIS BENEFÍCIOS A APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA TRARIA PARA A SAÚDE MENTAL DESTES IDOSOS. ESTE TRABALHO É DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO E PARA SEU DESENVOLVIMENTO, FORAM FEITAS PESQUISAS EM ARTIGOS, TESES E DISSERTAÇÕES DISPONÍVEIS NA INTERNET.