GERONTOLOGIA EDUCACIONAL: DIFICULDADES E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DA TERCEIRA IDADE
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72473 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 19 "inscrito_id" => 278 "titulo" => "GERONTOLOGIA EDUCACIONAL: DIFICULDADES E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DA TERCEIRA IDADE" "resumo" => "A TERCEIRA IDADE TRAZ MUDANÇAS E TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS E BIOLÓGICAS SIGNIFICATIVAS NAS PESSOAS. APESAR DAS DEGENERESCÊNCIAS DE ORDEM FÍSICA OU PSICOLÓGICA, A IDADE NÃO IMPEDE A APRENDIZAGEM DE ALGO NOVO. É NECESSÁRIO FORMAR PROFISSIONAIS QUE VENHAM ATUAR NA GERONTOLOGIA EDUCACIONAL DE MANEIRA SIGNIFICATIVA. LIMA (2000) EXPLICA QUE A PARTIR DOS 60 ANOS HÁ UMA PERDA CONSIDERÁVEL DA CAPACIDADE DE MEMORIZAÇÃO E CONCENTRAÇÃO. ALGUMAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE UM IDOSO SÃO: LENTIDÃO NO RACIOCÍNIO; DIMINUIÇÃO NATURAL DAS CAPACIDADES VISUAIS E AUDITIVAS; E, LENTIDÃO NA MOBILIDADE NAS CAPACIDADES MOTORAS EM GERAL, PAIVA (1999). ENTRETANTO, TRABALHOS MOSTRAM QUE CASO O IDOSO NÃO SEJA ACOMETIDO DE NENHUMA DOENÇA QUE AFETE AS CÉLULAS CEREBRAIS, NENHUM DESTES PROCESSOS QUE FAZEM PARTE DO ENVELHECIMENTO AFETAM A CAPACIDADE DE APRENDER. PARA BORUCHOVITCH ET AL (2006) AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PODEM FACILITAR A AQUISIÇÃO, O ARMAZENAMENTO E A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS INFORMAÇÕES. TANTO O CARÁTER LÚDICO, QUANTO UM MATERIAL DE APELO VISUAL PODEM AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO IDOSO, CARDOSO ET AL (2015). ALÉM DISSO, PATOLOGIAS RELACIONADAS À MEMÓRIA PODEM SER PREVENIDAS AFASTANDO FATORES DE RISCO, PROPORCIONANDO UM ENVELHECIMENTO MENTAL SAUDÁVEL, SOARES (2006). OS OBJETIVOS DESTE TRABALHO FORAM: IDENTIFICAR DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DA TERCEIRA IDADE; ANALISAR ALGUMAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS PARA ESTE PÚBLICO; E REFLETIR SOBRE QUAIS BENEFÍCIOS A APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA TRARIA PARA A SAÚDE MENTAL DESTES IDOSOS. ESTE TRABALHO É DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO E PARA SEU DESENVOLVIMENTO, FORAM FEITAS PESQUISAS EM ARTIGOS, TESES E DISSERTAÇÕES DISPONÍVEIS NA INTERNET." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 10: Educação, Inclusão e Envelhecimento" "palavra_chave" => "TERCEIRA IDADE, GERONTOLOGIA, ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM, SAÚDE MENTAL, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA_ID278_28052020153815.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABEL CRISTINA BARBOSA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "IZABEL CRISTINA" "autor_email" => "izabel_cbarbosa@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72473 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 19 "inscrito_id" => 278 "titulo" => "GERONTOLOGIA EDUCACIONAL: DIFICULDADES E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DA TERCEIRA IDADE" "resumo" => "A TERCEIRA IDADE TRAZ MUDANÇAS E TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS E BIOLÓGICAS SIGNIFICATIVAS NAS PESSOAS. APESAR DAS DEGENERESCÊNCIAS DE ORDEM FÍSICA OU PSICOLÓGICA, A IDADE NÃO IMPEDE A APRENDIZAGEM DE ALGO NOVO. É NECESSÁRIO FORMAR PROFISSIONAIS QUE VENHAM ATUAR NA GERONTOLOGIA EDUCACIONAL DE MANEIRA SIGNIFICATIVA. LIMA (2000) EXPLICA QUE A PARTIR DOS 60 ANOS HÁ UMA PERDA CONSIDERÁVEL DA CAPACIDADE DE MEMORIZAÇÃO E CONCENTRAÇÃO. ALGUMAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE UM IDOSO SÃO: LENTIDÃO NO RACIOCÍNIO; DIMINUIÇÃO NATURAL DAS CAPACIDADES VISUAIS E AUDITIVAS; E, LENTIDÃO NA MOBILIDADE NAS CAPACIDADES MOTORAS EM GERAL, PAIVA (1999). ENTRETANTO, TRABALHOS MOSTRAM QUE CASO O IDOSO NÃO SEJA ACOMETIDO DE NENHUMA DOENÇA QUE AFETE AS CÉLULAS CEREBRAIS, NENHUM DESTES PROCESSOS QUE FAZEM PARTE DO ENVELHECIMENTO AFETAM A CAPACIDADE DE APRENDER. PARA BORUCHOVITCH ET AL (2006) AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PODEM FACILITAR A AQUISIÇÃO, O ARMAZENAMENTO E A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS INFORMAÇÕES. TANTO O CARÁTER LÚDICO, QUANTO UM MATERIAL DE APELO VISUAL PODEM AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO IDOSO, CARDOSO ET AL (2015). ALÉM DISSO, PATOLOGIAS RELACIONADAS À MEMÓRIA PODEM SER PREVENIDAS AFASTANDO FATORES DE RISCO, PROPORCIONANDO UM ENVELHECIMENTO MENTAL SAUDÁVEL, SOARES (2006). OS OBJETIVOS DESTE TRABALHO FORAM: IDENTIFICAR DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DA TERCEIRA IDADE; ANALISAR ALGUMAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS PARA ESTE PÚBLICO; E REFLETIR SOBRE QUAIS BENEFÍCIOS A APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA TRARIA PARA A SAÚDE MENTAL DESTES IDOSOS. ESTE TRABALHO É DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO E PARA SEU DESENVOLVIMENTO, FORAM FEITAS PESQUISAS EM ARTIGOS, TESES E DISSERTAÇÕES DISPONÍVEIS NA INTERNET." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 10: Educação, Inclusão e Envelhecimento" "palavra_chave" => "TERCEIRA IDADE, GERONTOLOGIA, ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM, SAÚDE MENTAL, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA_ID278_28052020153815.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABEL CRISTINA BARBOSA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "IZABEL CRISTINA" "autor_email" => "izabel_cbarbosa@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }