ESTE ARTIGO PARTE DO LEGADO DO EDUCADOR BRASILEIRO PAULO FREIRE, PARA PROJETAR A UTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO MEIO DE VISIBILIZAÇÃO DA HISTÓRIA E CULTURA QUILOMBOLA, NO CURRÍCULO E NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. NESSE PERCURSO, TECE-SE UM BREVE PERCURSO HISTÓRICO ACERCA DAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS, DESAGUANDO NAS TEORIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO E, SOBRETUDO, NA PEDAGOGIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DE FREIRE. EM SEGUIDA, ESQUADRINHA-SE AS POSSIBILIDADES DO EMPREGO DE FERRAMENTAS AUDIOVISUAIS EM DIREÇÃO À FORMAÇÃO INTEGRADA, DIALÓGICA E ANTIRRACISTA, NO AFÃ DE VALORIZAR AS MEMÓRIAS QUILOMBOLAS NAS NARRATIVAS HISTÓRICAS BRASILEIRAS. METODOLOGICAMENTE, TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO. CONCLUI-SE QUE A LINGUAGEM AUDIOVISUAL, SOB OS POSTULADOS FREIRIANOS, ENRAIZA-SE NA TRANSFORMAÇÃO DO STATUS QUO, AUXILIANDO A RESSIGNIFICAR O LUGAR QUILOMBOLA NA HISTÓRIA E MEMÓRIA BRASILEIRA, SOB A ÉGIDE DA HUMANIZAÇÃO.