ESTE ARTIGO SURGE A PARTIR DA NECESSIDADE DE CONHECER A CULTURA LOCAL A PARTIR DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS. UTILIZOU-SE DE UMA PRÁTICA DE SOCIALIZAÇÃO INDIVIDUAL REALIZADA NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020 ENTRE 17 ALUNOS DA TURMA MULTISSERIADA DO 4° E 5° ANO DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ZUMBI DOS PALMARES EM MARI/PB. CADA ALUNO REFLETIU SOBRE OS CONCEITOS DE MEMÓRIA E CULTURA QUE ESTÃO DISPONÍVEIS NA COMUNIDADE ONDE ELES RESIDEM. PARA A EFETIVAÇÃO DESTA PROPOSTA UTILIZOU-SE AS EXPERIÊNCIAS DOS ALUNOS ADQUIRIDAS NA COMUNIDADE JUNTO COM A FAMÍLIA E AUTORES COMO: BATISTA (2007), CALDART (2004), ENTRE OUTROS QUE DISCUTEM SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO. A METODOLOGIA SE BASEIA NAS DISCUSSÕES REALIZADAS EM SALA E NAS ATIVIDADES PROPOSTAS INDIVIDUALMENTE EM CASA ATRAVÉS DE DESENHOS CONFECCIONADOS PELOS PRÓPRIOS ALUNOS DA TURMA MULTISSERIADA. EM SEGUIDA, HOUVE A APRESENTAÇÃO DOS DESENHOS EM SALA POR CADA ALUNO PARTICIPANTE, EXPONDO A SIGNIFICAÇÃO DA ILUSTRAÇÃO PARA ELE (A). NESTE MOMENTO A TURMA INTERAGIU COM A ALUNO QUE ESTAVA APRESENTANDO SOBRE O ESPAÇO DE MEMÓRIA ESCOLHIDO, PROMOVENDO ASSIM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVO NO ESPAÇO RURAL.