Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

AUDIODESCRIÇÃO DE HISTORINHAS DA TURMA DA MÔNICA, UMA PROPOSTA A SER USADA EM SALA DE AULA DE AULA.

Palavra-chaves: AUDIODESCRIÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS, TURMA DA MÔNICA, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS., Artigo Completo AT 15: Ensino de Ciência, Educação Matemática e Inclusão
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72397
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 119
    "inscrito_id" => 679
    "titulo" => """
      AUDIODESCRIÇÃO DE HISTORINHAS DA TURMA DA MÔNICA,\r\n
      UMA PROPOSTA A SER USADA EM SALA DE AULA DE AULA.
      """
    "resumo" => """
      AO DECORRER DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL, HOUVERAM-SE GRANDES CONQUISTAS NA EDUCAÇÃO E NA INCLUSÃO\r\n
      SOCIAL. CONTUDO, MÉTODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PESSOAS CEGAS NAS ESCOLAS DO BRASIL AINDA SÃO\r\n
      POUCO EXPLORADOS, UM DOS PRINCIPAIS MOTIVOS É JUSTAMENTE A FALTA DE RECURSOS E TAMBÉM AS DIFICULDADES\r\n
      ENCONTRADAS PARA REALIZAÇÕES DE ATIVIDADES VOLTADAS PARA ESSE PÚBLICO. NAS AULAS DE CIÊNCIAS A EXEMPLO,\r\n
      VÁRIOS CONTEÚDOS PODEM SER ABSTRATOS DEMAIS, DIFICULTANDO ASSIM A APRENDIZAGEM DE PESSOAS CEGAS, POR\r\n
      ISSO, A DIDÁTICA E A ABORDAGEM TRADICIONAL DESSES CONTEÚDOS NÃO SÃO SUFICIENTES PARA ESTABELECER UMA\r\n
      APRENDIZAGEM TÃO SIGNIFICATIVA. O PRESENTE ESTUDO INTITULADO DE “AUDIODESCRIÇÃO DE HISTORINHAS DA TURMA\r\n
      DA MÔNICA, UMA PROPOSTA A SER USADA EM SALA DE AULA” É UM TRABALHO DIRECIONADO PARA O ENSINO DE\r\n
      CIÊNCIAS DE PESSOAS CEGAS, UTILIZANDO TIRINHAS COM AUDIODESCRIÇÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA. DE\r\n
      INÍCIO REALIZOU-SE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO ACERCA DO USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHO E\r\n
      AUDIODESCRIÇÃO NO BRASIL. PARA TAL LEVANTAMENTO, ULTILIZARAM-SE AS PLATAFORMAS DO GOOGLE ACADÊMICO,\r\n
      SCIELO, ALÉM DE LIVROS QUE ABORDAM A TEMÁTICA. FORAM UTILIZADAS TRÊS QUADRINHOS DA TURMA DA MÔNICA,\r\n
      NA QUAL ABORDAVAM TEMÁTICAS DISTINTAS SOBRE CIÊNCIAS E MEIO AMBIENTE. POR FIM, PODE-SE CONCLUIR QUE\r\n
      ESSA ABORDAGEM É MUITO RELEVANTE PARA ADOTA-SE NO ENSINO, DEVIDO A SUA GRANDE VERSATILIDADE PARA\r\n
      TRABALHAR VÁRIOS TEMAS.
      """
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 15: Ensino de Ciência, Educação Matemática e Inclusão"
    "palavra_chave" => "AUDIODESCRIÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS, TURMA DA MÔNICA, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS., "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA15_ID679_15062020160421.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO LUCAS MENEZES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS MENEZES"
    "autor_email" => "lucasmenezes578@hotmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72397
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 119
    "inscrito_id" => 679
    "titulo" => """
      AUDIODESCRIÇÃO DE HISTORINHAS DA TURMA DA MÔNICA,\r\n
      UMA PROPOSTA A SER USADA EM SALA DE AULA DE AULA.
      """
    "resumo" => """
      AO DECORRER DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL, HOUVERAM-SE GRANDES CONQUISTAS NA EDUCAÇÃO E NA INCLUSÃO\r\n
      SOCIAL. CONTUDO, MÉTODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PESSOAS CEGAS NAS ESCOLAS DO BRASIL AINDA SÃO\r\n
      POUCO EXPLORADOS, UM DOS PRINCIPAIS MOTIVOS É JUSTAMENTE A FALTA DE RECURSOS E TAMBÉM AS DIFICULDADES\r\n
      ENCONTRADAS PARA REALIZAÇÕES DE ATIVIDADES VOLTADAS PARA ESSE PÚBLICO. NAS AULAS DE CIÊNCIAS A EXEMPLO,\r\n
      VÁRIOS CONTEÚDOS PODEM SER ABSTRATOS DEMAIS, DIFICULTANDO ASSIM A APRENDIZAGEM DE PESSOAS CEGAS, POR\r\n
      ISSO, A DIDÁTICA E A ABORDAGEM TRADICIONAL DESSES CONTEÚDOS NÃO SÃO SUFICIENTES PARA ESTABELECER UMA\r\n
      APRENDIZAGEM TÃO SIGNIFICATIVA. O PRESENTE ESTUDO INTITULADO DE “AUDIODESCRIÇÃO DE HISTORINHAS DA TURMA\r\n
      DA MÔNICA, UMA PROPOSTA A SER USADA EM SALA DE AULA” É UM TRABALHO DIRECIONADO PARA O ENSINO DE\r\n
      CIÊNCIAS DE PESSOAS CEGAS, UTILIZANDO TIRINHAS COM AUDIODESCRIÇÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA. DE\r\n
      INÍCIO REALIZOU-SE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO ACERCA DO USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHO E\r\n
      AUDIODESCRIÇÃO NO BRASIL. PARA TAL LEVANTAMENTO, ULTILIZARAM-SE AS PLATAFORMAS DO GOOGLE ACADÊMICO,\r\n
      SCIELO, ALÉM DE LIVROS QUE ABORDAM A TEMÁTICA. FORAM UTILIZADAS TRÊS QUADRINHOS DA TURMA DA MÔNICA,\r\n
      NA QUAL ABORDAVAM TEMÁTICAS DISTINTAS SOBRE CIÊNCIAS E MEIO AMBIENTE. POR FIM, PODE-SE CONCLUIR QUE\r\n
      ESSA ABORDAGEM É MUITO RELEVANTE PARA ADOTA-SE NO ENSINO, DEVIDO A SUA GRANDE VERSATILIDADE PARA\r\n
      TRABALHAR VÁRIOS TEMAS.
      """
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 15: Ensino de Ciência, Educação Matemática e Inclusão"
    "palavra_chave" => "AUDIODESCRIÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS, TURMA DA MÔNICA, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS., "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA15_ID679_15062020160421.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO LUCAS MENEZES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS MENEZES"
    "autor_email" => "lucasmenezes578@hotmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

AO DECORRER DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL, HOUVERAM-SE GRANDES CONQUISTAS NA EDUCAÇÃO E NA INCLUSÃO SOCIAL. CONTUDO, MÉTODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PESSOAS CEGAS NAS ESCOLAS DO BRASIL AINDA SÃO POUCO EXPLORADOS, UM DOS PRINCIPAIS MOTIVOS É JUSTAMENTE A FALTA DE RECURSOS E TAMBÉM AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA REALIZAÇÕES DE ATIVIDADES VOLTADAS PARA ESSE PÚBLICO. NAS AULAS DE CIÊNCIAS A EXEMPLO, VÁRIOS CONTEÚDOS PODEM SER ABSTRATOS DEMAIS, DIFICULTANDO ASSIM A APRENDIZAGEM DE PESSOAS CEGAS, POR ISSO, A DIDÁTICA E A ABORDAGEM TRADICIONAL DESSES CONTEÚDOS NÃO SÃO SUFICIENTES PARA ESTABELECER UMA APRENDIZAGEM TÃO SIGNIFICATIVA. O PRESENTE ESTUDO INTITULADO DE “AUDIODESCRIÇÃO DE HISTORINHAS DA TURMA DA MÔNICA, UMA PROPOSTA A SER USADA EM SALA DE AULA” É UM TRABALHO DIRECIONADO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DE PESSOAS CEGAS, UTILIZANDO TIRINHAS COM AUDIODESCRIÇÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA. DE INÍCIO REALIZOU-SE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO ACERCA DO USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHO E AUDIODESCRIÇÃO NO BRASIL. PARA TAL LEVANTAMENTO, ULTILIZARAM-SE AS PLATAFORMAS DO GOOGLE ACADÊMICO, SCIELO, ALÉM DE LIVROS QUE ABORDAM A TEMÁTICA. FORAM UTILIZADAS TRÊS QUADRINHOS DA TURMA DA MÔNICA, NA QUAL ABORDAVAM TEMÁTICAS DISTINTAS SOBRE CIÊNCIAS E MEIO AMBIENTE. POR FIM, PODE-SE CONCLUIR QUE ESSA ABORDAGEM É MUITO RELEVANTE PARA ADOTA-SE NO ENSINO, DEVIDO A SUA GRANDE VERSATILIDADE PARA TRABALHAR VÁRIOS TEMAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.