AO DECORRER DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL, HOUVERAM-SE GRANDES CONQUISTAS NA EDUCAÇÃO E NA INCLUSÃO
SOCIAL. CONTUDO, MÉTODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PESSOAS CEGAS NAS ESCOLAS DO BRASIL AINDA SÃO
POUCO EXPLORADOS, UM DOS PRINCIPAIS MOTIVOS É JUSTAMENTE A FALTA DE RECURSOS E TAMBÉM AS DIFICULDADES
ENCONTRADAS PARA REALIZAÇÕES DE ATIVIDADES VOLTADAS PARA ESSE PÚBLICO. NAS AULAS DE CIÊNCIAS A EXEMPLO,
VÁRIOS CONTEÚDOS PODEM SER ABSTRATOS DEMAIS, DIFICULTANDO ASSIM A APRENDIZAGEM DE PESSOAS CEGAS, POR
ISSO, A DIDÁTICA E A ABORDAGEM TRADICIONAL DESSES CONTEÚDOS NÃO SÃO SUFICIENTES PARA ESTABELECER UMA
APRENDIZAGEM TÃO SIGNIFICATIVA. O PRESENTE ESTUDO INTITULADO DE “AUDIODESCRIÇÃO DE HISTORINHAS DA TURMA
DA MÔNICA, UMA PROPOSTA A SER USADA EM SALA DE AULA” É UM TRABALHO DIRECIONADO PARA O ENSINO DE
CIÊNCIAS DE PESSOAS CEGAS, UTILIZANDO TIRINHAS COM AUDIODESCRIÇÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA. DE
INÍCIO REALIZOU-SE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO ACERCA DO USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHO E
AUDIODESCRIÇÃO NO BRASIL. PARA TAL LEVANTAMENTO, ULTILIZARAM-SE AS PLATAFORMAS DO GOOGLE ACADÊMICO,
SCIELO, ALÉM DE LIVROS QUE ABORDAM A TEMÁTICA. FORAM UTILIZADAS TRÊS QUADRINHOS DA TURMA DA MÔNICA,
NA QUAL ABORDAVAM TEMÁTICAS DISTINTAS SOBRE CIÊNCIAS E MEIO AMBIENTE. POR FIM, PODE-SE CONCLUIR QUE
ESSA ABORDAGEM É MUITO RELEVANTE PARA ADOTA-SE NO ENSINO, DEVIDO A SUA GRANDE VERSATILIDADE PARA
TRABALHAR VÁRIOS TEMAS.