AUDIODESCRIÇÃO DE HISTORINHAS DA TURMA DA MÔNICA,
UMA PROPOSTA A SER USADA EM SALA DE AULA DE AULA.
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72397 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 119 "inscrito_id" => 679 "titulo" => """ AUDIODESCRIÇÃO DE HISTORINHAS DA TURMA DA MÔNICA,\r\n UMA PROPOSTA A SER USADA EM SALA DE AULA DE AULA. """ "resumo" => """ AO DECORRER DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL, HOUVERAM-SE GRANDES CONQUISTAS NA EDUCAÇÃO E NA INCLUSÃO\r\n SOCIAL. CONTUDO, MÉTODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PESSOAS CEGAS NAS ESCOLAS DO BRASIL AINDA SÃO\r\n POUCO EXPLORADOS, UM DOS PRINCIPAIS MOTIVOS É JUSTAMENTE A FALTA DE RECURSOS E TAMBÉM AS DIFICULDADES\r\n ENCONTRADAS PARA REALIZAÇÕES DE ATIVIDADES VOLTADAS PARA ESSE PÚBLICO. NAS AULAS DE CIÊNCIAS A EXEMPLO,\r\n VÁRIOS CONTEÚDOS PODEM SER ABSTRATOS DEMAIS, DIFICULTANDO ASSIM A APRENDIZAGEM DE PESSOAS CEGAS, POR\r\n ISSO, A DIDÁTICA E A ABORDAGEM TRADICIONAL DESSES CONTEÚDOS NÃO SÃO SUFICIENTES PARA ESTABELECER UMA\r\n APRENDIZAGEM TÃO SIGNIFICATIVA. O PRESENTE ESTUDO INTITULADO DE “AUDIODESCRIÇÃO DE HISTORINHAS DA TURMA\r\n DA MÔNICA, UMA PROPOSTA A SER USADA EM SALA DE AULA” É UM TRABALHO DIRECIONADO PARA O ENSINO DE\r\n CIÊNCIAS DE PESSOAS CEGAS, UTILIZANDO TIRINHAS COM AUDIODESCRIÇÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA. DE\r\n INÍCIO REALIZOU-SE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO ACERCA DO USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHO E\r\n AUDIODESCRIÇÃO NO BRASIL. PARA TAL LEVANTAMENTO, ULTILIZARAM-SE AS PLATAFORMAS DO GOOGLE ACADÊMICO,\r\n SCIELO, ALÉM DE LIVROS QUE ABORDAM A TEMÁTICA. FORAM UTILIZADAS TRÊS QUADRINHOS DA TURMA DA MÔNICA,\r\n NA QUAL ABORDAVAM TEMÁTICAS DISTINTAS SOBRE CIÊNCIAS E MEIO AMBIENTE. POR FIM, PODE-SE CONCLUIR QUE\r\n ESSA ABORDAGEM É MUITO RELEVANTE PARA ADOTA-SE NO ENSINO, DEVIDO A SUA GRANDE VERSATILIDADE PARA\r\n TRABALHAR VÁRIOS TEMAS. """ "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 15: Ensino de Ciência, Educação Matemática e Inclusão" "palavra_chave" => "AUDIODESCRIÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS, TURMA DA MÔNICA, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA15_ID679_15062020160421.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO LUCAS MENEZES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LUCAS MENEZES" "autor_email" => "lucasmenezes578@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72397 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 119 "inscrito_id" => 679 "titulo" => """ AUDIODESCRIÇÃO DE HISTORINHAS DA TURMA DA MÔNICA,\r\n UMA PROPOSTA A SER USADA EM SALA DE AULA DE AULA. """ "resumo" => """ AO DECORRER DA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL, HOUVERAM-SE GRANDES CONQUISTAS NA EDUCAÇÃO E NA INCLUSÃO\r\n SOCIAL. CONTUDO, MÉTODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PESSOAS CEGAS NAS ESCOLAS DO BRASIL AINDA SÃO\r\n POUCO EXPLORADOS, UM DOS PRINCIPAIS MOTIVOS É JUSTAMENTE A FALTA DE RECURSOS E TAMBÉM AS DIFICULDADES\r\n ENCONTRADAS PARA REALIZAÇÕES DE ATIVIDADES VOLTADAS PARA ESSE PÚBLICO. NAS AULAS DE CIÊNCIAS A EXEMPLO,\r\n VÁRIOS CONTEÚDOS PODEM SER ABSTRATOS DEMAIS, DIFICULTANDO ASSIM A APRENDIZAGEM DE PESSOAS CEGAS, POR\r\n ISSO, A DIDÁTICA E A ABORDAGEM TRADICIONAL DESSES CONTEÚDOS NÃO SÃO SUFICIENTES PARA ESTABELECER UMA\r\n APRENDIZAGEM TÃO SIGNIFICATIVA. O PRESENTE ESTUDO INTITULADO DE “AUDIODESCRIÇÃO DE HISTORINHAS DA TURMA\r\n DA MÔNICA, UMA PROPOSTA A SER USADA EM SALA DE AULA” É UM TRABALHO DIRECIONADO PARA O ENSINO DE\r\n CIÊNCIAS DE PESSOAS CEGAS, UTILIZANDO TIRINHAS COM AUDIODESCRIÇÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA. DE\r\n INÍCIO REALIZOU-SE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO ACERCA DO USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHO E\r\n AUDIODESCRIÇÃO NO BRASIL. PARA TAL LEVANTAMENTO, ULTILIZARAM-SE AS PLATAFORMAS DO GOOGLE ACADÊMICO,\r\n SCIELO, ALÉM DE LIVROS QUE ABORDAM A TEMÁTICA. FORAM UTILIZADAS TRÊS QUADRINHOS DA TURMA DA MÔNICA,\r\n NA QUAL ABORDAVAM TEMÁTICAS DISTINTAS SOBRE CIÊNCIAS E MEIO AMBIENTE. POR FIM, PODE-SE CONCLUIR QUE\r\n ESSA ABORDAGEM É MUITO RELEVANTE PARA ADOTA-SE NO ENSINO, DEVIDO A SUA GRANDE VERSATILIDADE PARA\r\n TRABALHAR VÁRIOS TEMAS. """ "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 15: Ensino de Ciência, Educação Matemática e Inclusão" "palavra_chave" => "AUDIODESCRIÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS, TURMA DA MÔNICA, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA15_ID679_15062020160421.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO LUCAS MENEZES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LUCAS MENEZES" "autor_email" => "lucasmenezes578@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }