A UTILIZAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS EM AULAS É UMA PRÁTICA COMUM ENTRE PROFESSORES DA ÁREA. NO ENTANTO, PARA UTILIZAR ESSE ARTIFÍCIO DE ENSINO DEVEM-SE CONSIDERAR ALGUNS PARÂMETROS, EVITANDO-SE A UTILIZAÇÃO COMO ÚNICO RECURSO PEDAGÓGICO E OU A UTILIZAÇÃO DE LIVROS INADEQUADOS AO CONTEXTO ESCOLAR EM QUE SE ATUA. NESTE SENTIDO, DURANTE O CURSO DE FORMAÇÃO PELA ESCOLA ATRAVÉS DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE GURINHÉM TENDO COMO O TRABALHO E ATIVIDADE FINAL DO PROGRAMA QUE VISANDO ANALISAR O PRÓPRIO PROGRAMA DO LIVRO DIDÁTICO. ENTRE OS OBJETIVOS ASSEGURAR A QUALIDADE E A QUANTIDADE DE OBRAS DISTRIBUÍDAS ÁS ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, FORMULADOS DENTRO DESSE PROGRAMA, VISAM ORIENTAR E NORTEAR A ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO PELOS PROFESSORES. ASSIM JUSTIFICA-SE QUE TEM POR FINALIDADE OFERECER AOS EDUCADORES UM MATERIAL QUE AUXILIE NA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO. COMO METODOLOGIA UTILIZAMOS A ENTREVISTA ONDE PARTICIPARAM GESTORES, PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MESMO MUNICÍPIO GURINHÉM. DURANTE A REALIZAÇÃO DO TRABALHO ESCRITO FOI POSSÍVEL PERCEBER A RELEVÂNCIA DE SE ANALISAR UM LIVRO DIDÁTICO ANTES DE UTILIZÁ-LO. ISTO É VÁLIDO, TENDO EM VISTA QUE ESTE RECURSO PODE AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DO PLANO DE AULA, PROPOR ATIVIDADES DIFERENCIADAS OU ATÉ MESMO CONTRIBUIR NO MELHOR APROVEITAMENTO DE TEMPO EM SALA DE AULA DA MESMA FORMA QUE PODE DIFICULTAR O PROCESSO DE ENSINO E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM AO NÃO ESTAR DE ACORDO COM OS OBJETIVOS TRAÇADOS PELO PROFESSOR ,DISTANCIANDO-SE DA PROPOSTA DE ENSINO E LIMITANDO AS POSSIBILIDADES DE EXPLORAÇÃO DE CONCEITOS.