LIMA, Gabriel Emanuel Leite De. Aspectos históricos da educação de surdos. Anais IV CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/72392>. Acesso em: 05/11/2024 03:43
OS SURDOS ?DURANTE OS DIVERSOS PER?ODOS DA HIST?RIA FORAM COLOCADOS ? MARGEM DO MUNDO ECON?MICO, SOCIAL, CULTURAL, EDUCACIONAL E POL?TICO, SENDO CONSIDERADOS COMO DEFICIENTES E INCAPAZES DESAPROPRIADOS DE SEUS DIREITOS E DA POSSIBILIDADE DE ESCOLHAS? (MESERLIAN; VITALIANO, 2009, P. 1). PORTANTO, O PRESENTE ESTUDO BUSCA FAZER UMA AN?LISE DA TRAJET?RIA HIST?RICA DA EDUCA??O DOS SURDOS, TENDO EM VISTA COMPREENDER AS TRANSFORMA??ES EDUCACIONAIS PELAS QUAIS PASSARAM EST? COMUNIDADE. PARA TANTO, REALIZAMOS UM LEVANTAMENTO BIBLIOGR?FICO SOBRE A HIST?RIA DA EDUCA??O DOS SURDOS EM LIVROS, PERI?DICOS, DISSERTA??ES E TESES DA ?REA ESPECIALIZADA, BEM COMO SUA AN?LISE CR?TICA E A PRODU??O DE NOVOS CONHECIMENTOS. LOGO, FICA EVIDENTE QUE AO ANALISAR A TRAJET?RIA HIST?RICA DA EDUCA??O DOS SURDOS, TORNA-SE DE FUNDAMENTAL IMPORT?NCIA QUE TODOS OS SETORES DA SOCIEDADE BEM COMO A COMUNIDADE ESCOLAR CONHE?AM O PROCESSO HIST?RICO VIVENCIADO PELAS PESSOAS SURDAS, PARA QUE POSSAM CONSTRUIR PR?TICAS SOCIAIS E PEDAG?GICAS, PAUTADAS NA REFLEX?O PARA QUE N?O SE REPITAM NO FUTURO OS ERROS DO PASSADO E SEUS EQU?VOCOS.