Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A INCLUSÃO DO ESTUDANTE SURDO NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA CAMPUS SALVADOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE SURDOS, ENSINO DE GEOGRAFIA, FORMAÇÃO DOCENTE, , Artigo Completo AT 07: Educação de Surdos
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72349
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 80
    "inscrito_id" => 611
    "titulo" => "A INCLUSÃO DO ESTUDANTE SURDO NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA CAMPUS SALVADOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO PROPOSTA ABORDAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ESTUDANTES SURDOS AO INGRESSAREM NAS UNIVERSIDADES.SENDO ANALISADOS  SOBRETUDO,AS DIFICULDADES DEPARADAS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA,A COMUNICAÇÃO ENTRE PROFESSORES E COLEGAS ,BEM COMO AS ADAPTAÇÕES QUE OS ESTUDANTES SURDOS TENTE A ENFRENTAR NO AMBIENTE ACADÊMICO .NESTE SENTIDO O TRABALHO TEVE COMO FOCO PRINCIPAL, ESTABELECER  REVISÕES BIBLIOGRAFIAS E LITERÁRIAS PARA A COMPREENSÃO DOS ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA,BEM COMO ANALISAR AS  METODOLOGIAS E ESTRATEGIAS DE ENSINO  DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA,PELO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO , CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA(IFBA), COM INTUITO DE CONTRIBUIR PARA NOVOS AVANÇOS DE ENSINO PARA OS ALUNOS SURDOS QUE INGRESSAM NO CURSO DE GEOGRAFIA.POR INTERMÉDIO DO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO ,A PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO, OBTEVE COMO PERCURSO METODOLÓGICO O ESTUDO DE CASO ENFATIZADO NOS PARÂMETROS DA FENOMENOLOGIA , COMO FONTE DE COLETAS E DADOS NAS OBSERVAÇÕES NA SALA DE AULA.POR FIM, FORAM ANALISADOS OS DADOS COLETADOS PELAS ENTREVISTAS DE PROFESSORES E DO ALUNO SURDO QUE POSSIBILITOU NO AVANÇO A PESQUISA E CONSEQUENTEMENTE, NA CONSTRUÇÃO DE MÉTODOS  PARA O PROGRESSO DA INCLUSÃO NO ESPAÇO UNIVERSITÁRIO. FINALMENTE,DIANTE DA INVESTIGAÇÃO, SURGIU A IDEOLOGIA DE CONSTRUIR UM RECURSO DIDÁTICO-EDUCATIVO COMO FORMA DE  ELENCAR O ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO SUPERIOR EM GEOGRAFIA."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 07: Educação de Surdos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS, ENSINO DE GEOGRAFIA, FORMAÇÃO DOCENTE, ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "60e34a95a7c99_05072021150821.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => "2021-07-05 15:08:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERÔNICA ALMEIDA SANTOS "
    "autor_nome_curto" => "VELL"
    "autor_email" => "veronica.a.santos91@gmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72349
    "edicao_id" => 147
    "trabalho_id" => 80
    "inscrito_id" => 611
    "titulo" => "A INCLUSÃO DO ESTUDANTE SURDO NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA CAMPUS SALVADOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO PROPOSTA ABORDAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ESTUDANTES SURDOS AO INGRESSAREM NAS UNIVERSIDADES.SENDO ANALISADOS  SOBRETUDO,AS DIFICULDADES DEPARADAS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA,A COMUNICAÇÃO ENTRE PROFESSORES E COLEGAS ,BEM COMO AS ADAPTAÇÕES QUE OS ESTUDANTES SURDOS TENTE A ENFRENTAR NO AMBIENTE ACADÊMICO .NESTE SENTIDO O TRABALHO TEVE COMO FOCO PRINCIPAL, ESTABELECER  REVISÕES BIBLIOGRAFIAS E LITERÁRIAS PARA A COMPREENSÃO DOS ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA,BEM COMO ANALISAR AS  METODOLOGIAS E ESTRATEGIAS DE ENSINO  DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA,PELO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO , CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA(IFBA), COM INTUITO DE CONTRIBUIR PARA NOVOS AVANÇOS DE ENSINO PARA OS ALUNOS SURDOS QUE INGRESSAM NO CURSO DE GEOGRAFIA.POR INTERMÉDIO DO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO ,A PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO, OBTEVE COMO PERCURSO METODOLÓGICO O ESTUDO DE CASO ENFATIZADO NOS PARÂMETROS DA FENOMENOLOGIA , COMO FONTE DE COLETAS E DADOS NAS OBSERVAÇÕES NA SALA DE AULA.POR FIM, FORAM ANALISADOS OS DADOS COLETADOS PELAS ENTREVISTAS DE PROFESSORES E DO ALUNO SURDO QUE POSSIBILITOU NO AVANÇO A PESQUISA E CONSEQUENTEMENTE, NA CONSTRUÇÃO DE MÉTODOS  PARA O PROGRESSO DA INCLUSÃO NO ESPAÇO UNIVERSITÁRIO. FINALMENTE,DIANTE DA INVESTIGAÇÃO, SURGIU A IDEOLOGIA DE CONSTRUIR UM RECURSO DIDÁTICO-EDUCATIVO COMO FORMA DE  ELENCAR O ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO SUPERIOR EM GEOGRAFIA."
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 07: Educação de Surdos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS, ENSINO DE GEOGRAFIA, FORMAÇÃO DOCENTE, ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "60e34a95a7c99_05072021150821.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:35:07"
    "updated_at" => "2021-07-05 15:08:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERÔNICA ALMEIDA SANTOS "
    "autor_nome_curto" => "VELL"
    "autor_email" => "veronica.a.santos91@gmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO PROPOSTA ABORDAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ESTUDANTES SURDOS AO INGRESSAREM NAS UNIVERSIDADES.SENDO ANALISADOS SOBRETUDO,AS DIFICULDADES DEPARADAS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA,A COMUNICAÇÃO ENTRE PROFESSORES E COLEGAS ,BEM COMO AS ADAPTAÇÕES QUE OS ESTUDANTES SURDOS TENTE A ENFRENTAR NO AMBIENTE ACADÊMICO .NESTE SENTIDO O TRABALHO TEVE COMO FOCO PRINCIPAL, ESTABELECER REVISÕES BIBLIOGRAFIAS E LITERÁRIAS PARA A COMPREENSÃO DOS ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA,BEM COMO ANALISAR AS METODOLOGIAS E ESTRATEGIAS DE ENSINO DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA,PELO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO , CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA(IFBA), COM INTUITO DE CONTRIBUIR PARA NOVOS AVANÇOS DE ENSINO PARA OS ALUNOS SURDOS QUE INGRESSAM NO CURSO DE GEOGRAFIA.POR INTERMÉDIO DO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO ,A PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO, OBTEVE COMO PERCURSO METODOLÓGICO O ESTUDO DE CASO ENFATIZADO NOS PARÂMETROS DA FENOMENOLOGIA , COMO FONTE DE COLETAS E DADOS NAS OBSERVAÇÕES NA SALA DE AULA.POR FIM, FORAM ANALISADOS OS DADOS COLETADOS PELAS ENTREVISTAS DE PROFESSORES E DO ALUNO SURDO QUE POSSIBILITOU NO AVANÇO A PESQUISA E CONSEQUENTEMENTE, NA CONSTRUÇÃO DE MÉTODOS PARA O PROGRESSO DA INCLUSÃO NO ESPAÇO UNIVERSITÁRIO. FINALMENTE,DIANTE DA INVESTIGAÇÃO, SURGIU A IDEOLOGIA DE CONSTRUIR UM RECURSO DIDÁTICO-EDUCATIVO COMO FORMA DE ELENCAR O ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO SUPERIOR EM GEOGRAFIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.