O PRESENTE TRABALHO TEM COMO PROPOSTA ABORDAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ESTUDANTES SURDOS AO INGRESSAREM NAS UNIVERSIDADES.SENDO ANALISADOS SOBRETUDO,AS DIFICULDADES DEPARADAS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA,A COMUNICAÇÃO ENTRE PROFESSORES E COLEGAS ,BEM COMO AS ADAPTAÇÕES QUE OS ESTUDANTES SURDOS TENTE A ENFRENTAR NO AMBIENTE ACADÊMICO .NESTE SENTIDO O TRABALHO TEVE COMO FOCO PRINCIPAL, ESTABELECER REVISÕES BIBLIOGRAFIAS E LITERÁRIAS PARA A COMPREENSÃO DOS ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA,BEM COMO ANALISAR AS METODOLOGIAS E ESTRATEGIAS DE ENSINO DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA,PELO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO , CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA(IFBA), COM INTUITO DE CONTRIBUIR PARA NOVOS AVANÇOS DE ENSINO PARA OS ALUNOS SURDOS QUE INGRESSAM NO CURSO DE GEOGRAFIA.POR INTERMÉDIO DO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO ,A PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO, OBTEVE COMO PERCURSO METODOLÓGICO O ESTUDO DE CASO ENFATIZADO NOS PARÂMETROS DA FENOMENOLOGIA , COMO FONTE DE COLETAS E DADOS NAS OBSERVAÇÕES NA SALA DE AULA.POR FIM, FORAM ANALISADOS OS DADOS COLETADOS PELAS ENTREVISTAS DE PROFESSORES E DO ALUNO SURDO QUE POSSIBILITOU NO AVANÇO A PESQUISA E CONSEQUENTEMENTE, NA CONSTRUÇÃO DE MÉTODOS PARA O PROGRESSO DA INCLUSÃO NO ESPAÇO UNIVERSITÁRIO. FINALMENTE,DIANTE DA INVESTIGAÇÃO, SURGIU A IDEOLOGIA DE CONSTRUIR UM RECURSO DIDÁTICO-EDUCATIVO COMO FORMA DE ELENCAR O ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO SUPERIOR EM GEOGRAFIA.