ESTE ARTIGO OBJETIVA COMPREENDER A DISLEXIA, SUAS CARACTERÍSTICAS E INTERVENÇÕES NO CONTEXTO DA INCLUSÃO E DAS NOVAS TECNOLOGIAS. ESSA DEMANDA NOS COLOCA DIANTE DA SEGUINTE INQUIETAÇÃO: DE QUE FORMA A TECNOLOGIA MÓVEL PODE CONTRIBUIR COM A AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA DE CRIANÇAS DISLÉXICAS? PARA RESPONDER ESSA QUESTÃO FOI REALIZADO UMA PESQUISA QUALITATIVA EM DUAS ETAPAS. NA PRIMEIRA, BUSCOU-SE CONSTRUTOS TEÓRICOS PARA FUNDAMENTAR AS CONCEPÇÕES E INTERSECÇÕES DA TRÍADE: INCLUSÃO, DISLEXIA E TECNOLOGIA MÓVEL; NA SEGUNDA, FOI FEITO UM ESTUDO EXPLORATÓRIO, A FIM DE ANALISAR O APLICATIVO MÓVEL “SILABANDO”. OS RESULTADOS APONTAM QUE O USO PEDAGÓGICO DO APLICATIVO ANALISADO, PODE OTIMIZAR A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DISLÉXICAS E, CONSEQUENTEMENTE, FAVORECER SUA INCLUSÃO.