O PRESENTE ESTUDO BUSCOU INTERLOCUÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, O MOVIMENTO HUMANO E A PESSOA COM SURDOCEGUEIRA. A PESQUISA CARACTERIZOU-SE POR UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DE CUNHO TEÓRICO BIBLIOGRÁFICO, UTILIZANDO-SE DA REVISÃO SISTEMÁTICA. COMO FONTE DE PESQUISA FORAM UTILIZADOS PERIÓDICOS DO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO: REVISTA MOVIMENTO, REVISTA PENSAR A PRÁTICA, REVISTA EDUCAÇÃO FÍSICA UEM, REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO ESPORTE (RBCE). CONSTATOU-SE FRAGILIDADE DA PRODUÇÃO TEÓRICA NESTA ÁREA DE PESQUISA NECESSITANDO ANÁLISE DE OUTRAS FONTES, COMO POR EXEMPLO, O BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDBT), A REVISTA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (UFSM), O ACERVO DIGITAL DA UNOCHAPECÓ E O GOOGLE ACADÊMICO. PARA TANTO CONSIDERAMOS O PERÍODO COMPOSTO DOS ANOS 2000 A 2019. FORAM ENCONTRADOS TREZE ARTIGOS, SEIS DISSERTAÇÕES, DUAS TESES E UMA MONOGRAFIA. APÓS LEITURA E ANÁLISE DA ÍNTEGRA DESSES ESTUDOS ORGANIZARMOS TRÊS CATEGORIAS DE ANÁLISE, NESTE TEXTO ABORDAREMOS A CATEGORIA “CONHECENDO A SURDOCEGUEIRA: CORPO E MOVIMENTO”. CONCLUIMOS QUE A EDUCAÇÃO FÍSICA SE APRESENTA COMO UM ELEMENTO IMPRESCINDÍVEL NA DESCOBERTA, EXPERIMENTAÇÃO, SIGNIFICAÇÃO DO MOVIMENTO HUMANO ATRAVÉS DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA EXPRESSÃO CORPORAL DE CRIANÇAS COM SURDOCEGUEIRA, BEM COMO, É POTENCIALIZADORA DESTE PROCESSO POIS OBJETIVA QUE O SUJEITO SE (RE)CONHEÇA ENQUANTO CORPO QUE SE-MOVIMENTA, QUE ESTABELECE RELAÇÕES, CONSIGO MESMO, COM OUTROS, COM AS COISAS E COM O MUNDO.