A SOCIOEDUCAÇÃO APRESENTA UM QUADRO DE TAMBÉM COMPLEXIDADES, TANTO PELO FATO DO PÚBLICO-ALVO DESSA RAMIFICAÇÃO EDUCACIONAL, COMO NA CONDIÇÃO A QUAL ESSES SUJEITOS SE INSEREM NA UNIDADE SOCIOEDUCATIVA, PODENDO ESSES APRESENTAREM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, CAUSADAS POR DEFICIÊNCIAS INTELECTUAIS, MOTORAS, SENSORIAIS. LOGO, A INTERAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA COM A SOCIOEDUCAÇÃO SURGE COMO UMA INQUIETAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO DE MOVIMENTOS EM PROL DO NÃO SILENCIAMENTO DOS SUJEITOS DE UMA POLÍTICA DE PROTEÇÃO INTEGRAL. O OBJETIVO CENTRAL DO TRABALHO É DEMONSTRAR A RELAÇÃO ENTRE A PEDAGOGIA SOCIOEDUCATIVA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO, SENDO ESPECIFICADO QUAIS AS IMPLICAÇÕES SOCIOINTERNACIONAIS DOS ADOLESCENTES APRENDENTES QUE COMETEM ATOS INFRACIONAIS.O PRESENTE ESTUDO SE CONCENTRA NA BUSCA DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL DOS PRINCIPAIS TEXTOS DA ÁREA SOCIOEDUCATIVA E DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. PRECISAMOS DE UMA EDUCAÇÃO QUE LUTA CONTRA A FRAGMENTAÇÃO, O INDIVIDUALISMO, NA ESCOLA E NA SOCIEDADE, PARA QUE TENHAMOS UM MUNDO MAIS SOLIDÁRIO, UM INDIVÍDUO MAIS CRIATIVO E FELIZ, ASSEGURANDO QUE A HISTÓRIA NÃO É UMA FATALIDADE, MAS SIM, UMA POSSIBILIDADE, QUE NÓS, SUJEITOS DESSA HISTÓRIA, TEMOS A RESPONSABILIDADE DE CONSTRUIR E DE ACREDITAR, OBJETIVANDO UM MUNDO MAIS JUSTO E IGUALITÁRIO.