ESTE ESTUDO ANALISA AS DISSERTAÇÕES PUBLICADAS PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS (PPGEC), MODALIDADE MESTRADO PROFISSIONAL, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA (UERR), NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE OS ANOS DE 2014 À 2019, NO QUE TANGE A TEMÁTICA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. A PESQUISA CONTEMPLA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, CARACTERIZANDO-SE COMO UM ESTUDO EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO, SENDO REALIZADA A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NO SITE DO PPGEC. A ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES FOI REALIZADA A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PARA IDENTIFICAÇÃO DAS PALAVRAS-CHAVE QUE CONSTAVAM NOS TÍTULOS E NOS SEUS RESUMOS ENTRES ESTAS: INCLUSÃO, SURDEZ, CEGUEIRA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EDUCAÇÃO ESPECIAL, DEFICIÊNCIA, LIBRAS, SUPERDOTAÇÃO, SENDO POSSÍVEL AO TÉRMINO DESTA ANÁLISE A IDENTIFICAÇÃO DE NOVE DISSERTAÇÕES QUE COMTEMPLAVAM, NO ÂMBITO GERAL, TEMÁTICAS VOLTADAS A INCLUSÃO. A PARTIR DA COLETA REALIZADA, OS DADOS FORAM ORGANIZADOS EM TRÊS GRUPOS. PARA O PRIMEIRO GRUPO FORAM ORGANIZADAS AS TEMÁTICAS ESPECIFICIDADE DA DEFICIÊNCIA E CONTEÚDO ABORDADO; NO SEGUNDO GRUPO A METODOLOGIA UTILIZADA E ATIVIDADES PRÁTICAS DESENVOLVIDAS; NO TERCEIRO E ÚLTIMO GRUPO QUE APRESENTOU OS RESULTADOS ALCANÇADOS E PRODUTO DESENVOLVIDO. OS RESULTADOS EVIDENCIAM A IMPORTÂNCIA DE UMA MAIOR CONTEMPLAÇÃO DA INCLUSÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. FOI OBSERVÁVEL QUE AS NOVE DISSERTAÇÕES ANALISADAS CONTRIBUÍRAM COM PRÁTICAS E PRODUTOS QUE POTENCIALIZAM E PODERÃO POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. NO ENTANTO, HÁ DE SE CONSIDERAR A REFLEXÃO QUANTO A UMA MAIOR CONTEMPLAÇÃO E PREOCUPAÇÃO NA ABORDAGEM DA INCLUSÃO TANTO NA FORMAÇÃO INICIAL QUANTO CONTINUADA DOS PROFESSORES.