O PRESENTE TEXTO VISA DISCUTIR E AMPLIAR OS ESTUDOS SOBRE LETRAMENTOS E ATIPICIDADE, APRESENTANDO UMA SITESE DE UM DOS EIXOS DA PESQUISA DE PETERS (2016). TRABALHO EM QUE DISCUTE OS PROCESSOS DE LETRAMENTO, INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, ESTUDOS SOBRE PEDAGOGIA E ESCOLARIZAÇÃO HOSPITALAR E PESQUISAS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA EFETIVAR PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM TRATAMENTO DE SAÚDE.O TEXTO ATUAL APRESENTA UMA AMPLIAÇÃO DOS ESTUDOS DA PESQUISADORA JUNTO A SEUS COLEGAS DE TRABALHO E TRATA DO TERMOS UTILIZADOS, REFLETINDO SOBRE DETERMINADAS NOMENCLATURAS E AMPLIANDO O ESCOPO TEÓRICO DA ÁREA EM QUESTÃO. O ESTUDO REMETE-SE ESPECIFICAMENTE AO CONTEXTO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR, LÓCUS DE AÇÃO DOS PROFESSORES E VISA TRAÇAR OS ASPECTOS DO LETRAMENTO NO CAMPO DA INCLUSÃO EDUCACIONAL. A METODOLOGIA APLICADA É DE CARÁTER QUALITATIVO PAUTADA NO ESTUDO DE CASO EM QUE PAUTA AS DISCUSSÕES COM OS PROFESSORES EM SEU CAMPO DE AÇÃO DOCENTE.