SILVA, Sileide Mendes Da. Educação inclusiva: (re) pensando a formação de professores. Anais IV CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/72441>. Acesso em: 05/11/2024 03:29
O OBJETIVO DESSE TRABALHO É ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE PROFESSORES QUE ATUAM EM SALAS REGULARES, ESPECIALMENTE AQUELES QUE ATUAM COM ALUNOS DEFICIENTES. O CRESCIMENTO DO PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA É EVIDENTE E, A PARTIR DAÍ, EMERGE A PREOCUPAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE ATUAM NA REDE REGULAR DE ENSINO E QUE INSERE EM SUA PROPOSTA EDUCACIONAL A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. BUSCOU-SE RESPALDO NA DECLARAÇÃO DE SALAMANCA (1994), NA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (BRASIL, 2008), NAS DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ESTADO DA BAHIA (BAHIA, 2017), A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (BRASIL, 2015), DENTRE OUTROS DOCUMENTOS RELEVANTES. AUTORES COM MANTOAN (2008, 2015), MICHELS (2011) DENTRE OUTROS, FORAM ESSENCIAIS PARA A BUSCA DO RESPALDO TEÓRICO SOBRE A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES DA REDE REGULAR PARA ATUAREM DE FORMA INCLUSIVA. ESPERA-SE QUE AS INFORMAÇÕES SEJAM DE GRANDE APLICABILIDADE, UMA VEZ QUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES É ESSENCIAL PARA ATENDER AS DEMANDAS DA DIVERSIDADE DOS ALUNOS PRESENTES NA ESCOLA.