O PRESENTE TRABALHO BUSCA REFLETIR SOBRE A INSERÇÃO DO ALUNO DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO ENSINO SUPERIOR MEDIANTE TANTAS PERSPECTIVAS E DESAFIOS ENFRENTADOS. TENDO POR OBJETIVO ANALISAR E DISCUTIR A PARTIR DO QUE DIZ A ESTUDANTE ENTREVISTADA, COMO SE CONSTITUI A TRAJETÓRIA DO ALUNO DA EJA, COMO EGRESSO DO 3º GRAU NO CONTEXTO ACADÊMICO. ADOTOU-SE A METODOLOGIA QUALITATIVA DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA E EXPLORATÓRIA, COM PESQUISA DE CAMPO, CUJO INSTRUMENTO DE PESQUISA FOI A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO. O CORPUS DO TRABALHO ESTÁ FOCADO EM DADOS DE UMA ENTREVISTA REALIZADA COM UMA ALUNA EGRESSA DA EJA (ROMÊNIA SOARES BARRETO, 34 ANOS, ALUNA DO 6º PERÍODO DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA – CAMPUS I/UEPB). PARA FUNDAMENTAÇÃO DOS ESTUDOS, UTILIZOU-SE COMO APORTE BIBLIOGRÁFICO A CONSULTA DE DOCUMENTOS OFICIAIS EM CIRCULAÇÃO, BEM COMO A LUZ DOS ESTUDOS DE ALGUNS AUTORES RENOMADOS COMO, PAIVA (1987), FREIRE (1978, 1989, 2005), SOARES (2003), GALVÃO & DI PIERRO (2007), MARCUSCHI (1999), BANNELL (2001), ENTRE OUTROS. PODEMOS CONCLUIR QUE, MESMO MEDIANTE A TANTOS DESAFIOS E PRECONCEITOS ENFRENTADOS, PERCEBE-SE A GRANDE IMPORTÂNCIA DESTA MODALIDADE DE ENSINO PARA QUE O ALUNO POSSA INGRESSAR NO 3º GRAU, SENDO PRIMORDIAIS AS AÇÕES DE INCENTIVO E ACOLHIMENTO DO PROFESSOR DA EJA, REALIZANDO UM TRABALHO DE INCLUSÃO VOLTADO PARA A REALIDADE E NECESSIDADES DESSA CLIENTELA. EM SUMA, O ENSINO DA EJA, POSSIBILITA NOS ALUNOS, A COMPETÊNCIA NECESSÁRIA PARA REALIZAR QUAISQUER DESEJOS RELACIONADOS A QUESTÕES DO SEU DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL, ATÉ MESMO, CHEGAR A CONCLUSÃO DO CURSO SUPERIOR.