Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

OLHARES DAS ESTAGIÁRIAS: RELATOS DAS EXPERIÊNCIAS DOESTÁGIO SUPERVISIONADO III NO ENSINO MÉDIO EM UMAESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE GUARABIRA-PB

Palavra-chaves: ESTÁGIO CURRICULAR, RELATO, ENSINO MÉDIO, PRÁTICAS DOCENTES., Artigo Completo AT 09: Políticas Educacionais: gestão escolar, formação docente e inclusão
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      A FORMAÇÃO DOCENTE RESULTA DA RELAÇÃO ENTRE POSTULADOS TEÓRICOS E AS PRÁTICAS DE ENSINO OCORRIDAS NOS\r\n
      ESTÁGIOS CURRICULARES REGÊNCIAS, OS QUAIS SÃO OBRIGATÓRIOS E CONSTITUEM UMA ETAPA FUNDAMENTAL NA\r\n
      FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO.COM A INSERÇÃO DAS ESTAGIÁRIAS EM SALA DE AULA É POSSÍVEL ADQUIRIR\r\n
      SABERES QUE ULTRAPASSAM OS LIMITES DAS SUPOSIÇÕES QUANTO AO AMBIENTE ESCOLAR, AS EXPERIÊNCIAS SÃO\r\n
      FACTUAIS, CERCADAS DE INSTIGAÇÕES, AGRURAS E CONTENTAMENTOS. NESSA PERSPECTIVA, ESTE TRABALHO OBJETIVA\r\n
      EXPLANAR ACERCA DAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA MINISTRADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III, NA TURMA DO\r\n
      2º ANO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL CIDADÃ INTEGRAL JOSÉ SOARES DE CARVALHO, PERTENCENTE À\r\n
      CIDADE DE GUARABIRA – PB, TAL COMO, FUNDAMENTAR SOBRE A COLABORAÇÃO DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO\r\n
      EDUCADOR. O ARCABOUÇO METODOLÓGICO CLASSIFICA-SE COMO QUALITATIVO, CONCOMITANTE COM UM\r\n
      LEVANTAMENTO DE LITERATURA A RESPEITO DAS ASSERÇÕES MENCIONADAS, DEFINIU-SE OS TEÓRICOS (AS): ANTUNES\r\n
      (2003), FONTANA (2011), GADOTTI (2003), PIMENTA (1999), ENTRE OUTROS QUE RESPALDAM AS PONDERAÇÕES\r\n
      SUSCITADAS. DESSA MANEIRA, CONCLUI-SE QUE O ESTÁGIO CURRICULAR É INDISPENSÁVEL NO PROCESSO CONSTRUTIVO\r\n
      DO PROFESSOR, POSTO QUE, CONSISTE EM UM MOMENTO DE APRENDIZAGEM FORMATIVA, NO QUAL TORNA-SE VIÁVEL\r\n
      CONHECER A SALA DE AULA E A ESCOLA. NESSE ALINHAMENTO, TENCIONA-SE QUE ESTA PESQUISA COADJUVE COM AS\r\n
      REFLEXÕES TEÓRICAS E CRÍTICAS NO QUE CONCERNE A SIGNIFICAÇÃO DAS REGÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO\r\n
      ESTAGIÁRIO, PROPORCIONANDO UM ACRÉSCIMO NAS INVESTIGAÇÕES QUE ABORDAM O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E O\r\n
      ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, OUTROSSIM, PRETENDE-SE ESTIMULAR OUTROS ESTUDIOSOS A PRODUZIREM\r\n
      PESQUISAS VOLTADAS A ESSAS ÁREAS TEMÁTICAS.
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Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

A FORMAÇÃO DOCENTE RESULTA DA RELAÇÃO ENTRE POSTULADOS TEÓRICOS E AS PRÁTICAS DE ENSINO OCORRIDAS NOS ESTÁGIOS CURRICULARES REGÊNCIAS, OS QUAIS SÃO OBRIGATÓRIOS E CONSTITUEM UMA ETAPA FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO.COM A INSERÇÃO DAS ESTAGIÁRIAS EM SALA DE AULA É POSSÍVEL ADQUIRIR SABERES QUE ULTRAPASSAM OS LIMITES DAS SUPOSIÇÕES QUANTO AO AMBIENTE ESCOLAR, AS EXPERIÊNCIAS SÃO FACTUAIS, CERCADAS DE INSTIGAÇÕES, AGRURAS E CONTENTAMENTOS. NESSA PERSPECTIVA, ESTE TRABALHO OBJETIVA EXPLANAR ACERCA DAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA MINISTRADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III, NA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL CIDADÃ INTEGRAL JOSÉ SOARES DE CARVALHO, PERTENCENTE À CIDADE DE GUARABIRA – PB, TAL COMO, FUNDAMENTAR SOBRE A COLABORAÇÃO DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR. O ARCABOUÇO METODOLÓGICO CLASSIFICA-SE COMO QUALITATIVO, CONCOMITANTE COM UM LEVANTAMENTO DE LITERATURA A RESPEITO DAS ASSERÇÕES MENCIONADAS, DEFINIU-SE OS TEÓRICOS (AS): ANTUNES (2003), FONTANA (2011), GADOTTI (2003), PIMENTA (1999), ENTRE OUTROS QUE RESPALDAM AS PONDERAÇÕES SUSCITADAS. DESSA MANEIRA, CONCLUI-SE QUE O ESTÁGIO CURRICULAR É INDISPENSÁVEL NO PROCESSO CONSTRUTIVO DO PROFESSOR, POSTO QUE, CONSISTE EM UM MOMENTO DE APRENDIZAGEM FORMATIVA, NO QUAL TORNA-SE VIÁVEL CONHECER A SALA DE AULA E A ESCOLA. NESSE ALINHAMENTO, TENCIONA-SE QUE ESTA PESQUISA COADJUVE COM AS REFLEXÕES TEÓRICAS E CRÍTICAS NO QUE CONCERNE A SIGNIFICAÇÃO DAS REGÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTAGIÁRIO, PROPORCIONANDO UM ACRÉSCIMO NAS INVESTIGAÇÕES QUE ABORDAM O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, OUTROSSIM, PRETENDE-SE ESTIMULAR OUTROS ESTUDIOSOS A PRODUZIREM PESQUISAS VOLTADAS A ESSAS ÁREAS TEMÁTICAS.

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