A FORMAÇÃO DOCENTE RESULTA DA RELAÇÃO ENTRE POSTULADOS TEÓRICOS E AS PRÁTICAS DE ENSINO OCORRIDAS NOS
ESTÁGIOS CURRICULARES REGÊNCIAS, OS QUAIS SÃO OBRIGATÓRIOS E CONSTITUEM UMA ETAPA FUNDAMENTAL NA
FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO.COM A INSERÇÃO DAS ESTAGIÁRIAS EM SALA DE AULA É POSSÍVEL ADQUIRIR
SABERES QUE ULTRAPASSAM OS LIMITES DAS SUPOSIÇÕES QUANTO AO AMBIENTE ESCOLAR, AS EXPERIÊNCIAS SÃO
FACTUAIS, CERCADAS DE INSTIGAÇÕES, AGRURAS E CONTENTAMENTOS. NESSA PERSPECTIVA, ESTE TRABALHO OBJETIVA
EXPLANAR ACERCA DAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA MINISTRADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III, NA TURMA DO
2º ANO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL CIDADÃ INTEGRAL JOSÉ SOARES DE CARVALHO, PERTENCENTE À
CIDADE DE GUARABIRA – PB, TAL COMO, FUNDAMENTAR SOBRE A COLABORAÇÃO DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DO
EDUCADOR. O ARCABOUÇO METODOLÓGICO CLASSIFICA-SE COMO QUALITATIVO, CONCOMITANTE COM UM
LEVANTAMENTO DE LITERATURA A RESPEITO DAS ASSERÇÕES MENCIONADAS, DEFINIU-SE OS TEÓRICOS (AS): ANTUNES
(2003), FONTANA (2011), GADOTTI (2003), PIMENTA (1999), ENTRE OUTROS QUE RESPALDAM AS PONDERAÇÕES
SUSCITADAS. DESSA MANEIRA, CONCLUI-SE QUE O ESTÁGIO CURRICULAR É INDISPENSÁVEL NO PROCESSO CONSTRUTIVO
DO PROFESSOR, POSTO QUE, CONSISTE EM UM MOMENTO DE APRENDIZAGEM FORMATIVA, NO QUAL TORNA-SE VIÁVEL
CONHECER A SALA DE AULA E A ESCOLA. NESSE ALINHAMENTO, TENCIONA-SE QUE ESTA PESQUISA COADJUVE COM AS
REFLEXÕES TEÓRICAS E CRÍTICAS NO QUE CONCERNE A SIGNIFICAÇÃO DAS REGÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO
ESTAGIÁRIO, PROPORCIONANDO UM ACRÉSCIMO NAS INVESTIGAÇÕES QUE ABORDAM O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E O
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, OUTROSSIM, PRETENDE-SE ESTIMULAR OUTROS ESTUDIOSOS A PRODUZIREM
PESQUISAS VOLTADAS A ESSAS ÁREAS TEMÁTICAS.