O ARTIGO TRATA DA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO BRASILEIRO. O OBJETIVO É IDENTIFICAR A FORMA COMO AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PÚBLICO DESENVOLVEM AÇÕES INCLUSIVAS PARA A EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, TENDO COMO FINALIDADE A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DESSES SUJEITOS. O TRABALHO ANALISA DADOS DE UMA PESQUISA QUE UTILIZOU O MÉTODO QUANTIQUALITATIVO E FOI REALIZADA EM SEIS ESCOLAS DO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO DA ÁREA URBANA DE BELÉM, CAPITAL DO ESTADO DO PARÁ, NA REGIÃO NORTE DO BRASIL. SIMULTANEAMENTE, DESENVOLVEU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA EMBASAMENTO TEÓRICO, COM AUTORES QUE TRATAM DE TEMAS RELACIONADOS À INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL, ALÉM DE AUTORES QUE ABORDAM TEMAS LIGADOS A QUESTÕES PEDAGÓGICAS E EDUCACIONAIS. NA PESQUISA DE CAMPO, OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA A COLETA DOS DADOS FORAM ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM PROFESSORES E DIRETORES DESSAS ESCOLAS E OBSERVAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR E NO INTERIOR DA SALA DE AULA, DURANTE O FUNCIONAMENTO DESSES ESPAÇOS. OS RESULTADOS APONTAM PARA O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES IMPORTANTES POR PARTE DA COMUNIDADE ESCOLAR, BUSCANDO INTEGRAR A PESSOA COM DEFICIÊNCIA DENTRO DO CONTEXTO DESSAS ESCOLAS ATRAVÉS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS POR PARTE DOS PROFESSORES E PROJETOS PEDAGÓGICOS DE INCLUSÃO POR PARTE DOS COORDENADORES E GESTORES, QUE, MESMO DIANTE DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELA ESCOLA PÚBLICA, ENCONTRAM NESSAS AÇÕES UM ATO DE RESISTÊNCIA, CONTRIBUINDO PARA DIMINUIR A DESIGUALDADE EXISTENTE EM RELAÇÃO A ESSES SUJEITOS, OCASIONADA PELA FALTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE PERMITAM QUE A ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA TORNE-SE MINIMAMENTE INCLUSIVA.