Artigo Anais IV CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DAS PUBLICAÇÕES REALIZADAS NO PERÍODO DE 2014 A 2018

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Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

APRENDER IMPLICA EM CONSTRUIR NOVOS SABERES E AO LONGO DESSE CAMINHO DE DESCOBERTAS PODEM SE MANIFESTAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. ENTRETANTO, SABE-SE QUE O SEU DESENCADEAMENTO ACONTECE COM A INSERÇÃO ESCOLAR. AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM PODEM SER TRANSITÓRIAS OU PERMANENTES, AS TRANSITÓRIAS PODEM SE MANIFESTAR DE FORMA PASSAGEIRA, JÁ AS PERMANENTES PODEM SER DE ORDEM BIOLÓGICA, ESSES ESTUDANTES QUE POSSUEM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SÃO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. O INTUITO DESTE TRABALHO É AVERIGUAR COMO ESTAS DIFICULDADES ESTÃO ABORDADAS NOS TRABALHOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS ENTRE 2014 A 2018. ESTE ESTUDO NASCE A PARTIR DE UM MAPEAMENTO POR PUBLICAÇÕES QUE DISCORRESSEM SOBRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, O PERCURSO METODOLÓGICO ADOTADO NESTA PESQUISA CONCENTROU-SE NA ANÁLISE DOCUMENTAL E ESTA SE DEU NA FORMA DE CATEGORIAS AS QUAIS ABORDAM AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES E PROFESSORES, AS PRÁTICAS E METODOLOGIAS MEDIANTES AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E DEFICIÊNCIAS, E O QUANTO OS DISCURSOS DE PROFESSORES ENFATIZAM QUE A FORMAÇÃO ESTÁ RELACIONADA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. A PARTIR DESSA ANÁLISE CONSTATOU QUE A APRENDIZAGEM ACONTECE DE FORMA SINGULAR PARA CADA INDIVÍDUO, SENDO O MOMENTO DE DESTACAR QUE O DESENVOLVIMENTO HUMANO SUBSIDIA AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE ACORDO COM AS SINGULARIDADES QUE PERMEIAM O ESPAÇO ESCOLAR.

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