EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: REPENSANDO O PAPEL DA ESCOLA E DA FORMAÇÃO DOCENTE
"2020-12-10 10:01:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72435 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 239 "inscrito_id" => 933 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: REPENSANDO O PAPEL DA ESCOLA E DA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TENCIONA REALIZAR UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PARTINDO DO PRESSUPOSTO DE QUE A FORMAÇÃO DO EDUCADOR É FUNDAMENTAL PARA QUE O PROCESSO DE INCLUSÃO SE EFETIVE NO AMBIENTE ESCOLAR. POR MEIO DAS NARRATIVAS APRESENTADAS E VISANDO UMA MELHOR COMPREENSÃO ACERCA DA TEMÁTICA, PROCURAMOS, DESDE O INÍCIO, ESCLARECER OS TERMOS EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA, BEM COMO PROCURAMOS DEFINIR QUAL O PAPEL DA ESCOLA DIANTE DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. DESSE MODO, ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO COMPREENDER, NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, QUAL É A FUNÇÃO DA ESCOLA, ASSIM COMO A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES, RECONHECENDO E VALORIZANDO A IMPORTÂNCIA DESSA QUALIFICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. COMO METODOLOGIA, UTILIZAMOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. NOSSO ESTUDO SE EMBASA EM AUTORES COMO: MITTLER (2003), CUNHA (2014), SANTOS (2008) E NOS PRINCIPAIS DOCUMENTOS LEGISLATIVOS COMO A LDB Nº 9.394/96 E LBI Nº 13.146/2015. NESSE SENTIDO, APONTAMOS, PRELIMINARMENTE, QUE SOMENTE A PARTIR DE MUDANÇAS PROMOVIDAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS, NA SOCIEDADE E NA ESCOLA, É POSSÍVEL QUE A INCLUSÃO SEJA EFETIVADA, JÁ QUE A MESMA NÃO PODE EXISTIR ISOLADA DAS OUTRAS INSTÂNCIAS DA TOTALIDADE SOCIAL, BEM COMO CITAMOS TAMBÉM A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO DO PROFESSOR ADEQUADA A ESSE CONTEXTO." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA,, EDUCAÇÃO ESPECIAL,, ESCOLA INCLUSIVA,, FORMAÇÃO DOCENTE., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA6_ID933_21102020230532.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA MARIA ARRAIS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "LARISSA ARRAIS" "autor_email" => "lariarrais07@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72435 "edicao_id" => 147 "trabalho_id" => 239 "inscrito_id" => 933 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: REPENSANDO O PAPEL DA ESCOLA E DA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TENCIONA REALIZAR UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PARTINDO DO PRESSUPOSTO DE QUE A FORMAÇÃO DO EDUCADOR É FUNDAMENTAL PARA QUE O PROCESSO DE INCLUSÃO SE EFETIVE NO AMBIENTE ESCOLAR. POR MEIO DAS NARRATIVAS APRESENTADAS E VISANDO UMA MELHOR COMPREENSÃO ACERCA DA TEMÁTICA, PROCURAMOS, DESDE O INÍCIO, ESCLARECER OS TERMOS EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA, BEM COMO PROCURAMOS DEFINIR QUAL O PAPEL DA ESCOLA DIANTE DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. DESSE MODO, ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO COMPREENDER, NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, QUAL É A FUNÇÃO DA ESCOLA, ASSIM COMO A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES, RECONHECENDO E VALORIZANDO A IMPORTÂNCIA DESSA QUALIFICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. COMO METODOLOGIA, UTILIZAMOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. NOSSO ESTUDO SE EMBASA EM AUTORES COMO: MITTLER (2003), CUNHA (2014), SANTOS (2008) E NOS PRINCIPAIS DOCUMENTOS LEGISLATIVOS COMO A LDB Nº 9.394/96 E LBI Nº 13.146/2015. NESSE SENTIDO, APONTAMOS, PRELIMINARMENTE, QUE SOMENTE A PARTIR DE MUDANÇAS PROMOVIDAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS, NA SOCIEDADE E NA ESCOLA, É POSSÍVEL QUE A INCLUSÃO SEJA EFETIVADA, JÁ QUE A MESMA NÃO PODE EXISTIR ISOLADA DAS OUTRAS INSTÂNCIAS DA TOTALIDADE SOCIAL, BEM COMO CITAMOS TAMBÉM A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO DO PROFESSOR ADEQUADA A ESSE CONTEXTO." "modalidade" => "Artigo Completo" "area_tematica" => "AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA,, EDUCAÇÃO ESPECIAL,, ESCOLA INCLUSIVA,, FORMAÇÃO DOCENTE., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV137_MD1_SA6_ID933_21102020230532.pdf" "created_at" => "2020-12-10 14:35:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA MARIA ARRAIS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "LARISSA ARRAIS" "autor_email" => "lariarrais07@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-cintedi" "edicao_nome" => "Anais IV CINTEDI" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21c2b0c7d9_10122020100131.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:01:31" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }