O PRESENTE ARTIGO TENCIONA REALIZAR UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PARTINDO DO PRESSUPOSTO DE QUE A FORMAÇÃO DO EDUCADOR É FUNDAMENTAL PARA QUE O PROCESSO DE INCLUSÃO SE EFETIVE NO AMBIENTE ESCOLAR. POR MEIO DAS NARRATIVAS APRESENTADAS E VISANDO UMA MELHOR COMPREENSÃO ACERCA DA TEMÁTICA, PROCURAMOS, DESDE O INÍCIO, ESCLARECER OS TERMOS EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA, BEM COMO PROCURAMOS DEFINIR QUAL O PAPEL DA ESCOLA DIANTE DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. DESSE MODO, ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO COMPREENDER, NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, QUAL É A FUNÇÃO DA ESCOLA, ASSIM COMO A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES, RECONHECENDO E VALORIZANDO A IMPORTÂNCIA DESSA QUALIFICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. COMO METODOLOGIA, UTILIZAMOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. NOSSO ESTUDO SE EMBASA EM AUTORES COMO: MITTLER (2003), CUNHA (2014), SANTOS (2008) E NOS PRINCIPAIS DOCUMENTOS LEGISLATIVOS COMO A LDB Nº 9.394/96 E LBI Nº 13.146/2015. NESSE SENTIDO, APONTAMOS, PRELIMINARMENTE, QUE SOMENTE A PARTIR DE MUDANÇAS PROMOVIDAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS, NA SOCIEDADE E NA ESCOLA, É POSSÍVEL QUE A INCLUSÃO SEJA EFETIVADA, JÁ QUE A MESMA NÃO PODE EXISTIR ISOLADA DAS OUTRAS INSTÂNCIAS DA TOTALIDADE SOCIAL, BEM COMO CITAMOS TAMBÉM A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO DO PROFESSOR ADEQUADA A ESSE CONTEXTO.