ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR COMO A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS ESTÁ PRESENTE NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EXISTENTES NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, ATRAVÉS DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, NO QUAL REUNIU INFORMAÇÕES E DADOS, ALÉM DE REALIZAR A PESQUISA POR MEIO DA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO (PPCS). A PARTIR DESSE DOCUMENTO, CONSTATOU-SE QUE OS DEZESSEIS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, SENDO QUATORZE LICENCIATURAS E OS DOIS BACHARELADOS, CUMPREM A RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1/2012, APRESENTANDO-SE PELA DISCIPLINARIDADE E/OU PELA TRANSVERSALIDADE. ALÉM DISSO, OBSERVOU-SE QUE OS CONHECIMENTOS ESTÃO ORGANIZADOS NOS CURRÍCULOS ATRAVÉS DE TEMAS COMO LEGISLAÇÃO, DEMOCRACIA, FORMAÇÃO DOCENTE, CIDADANIA, DIVERSIDADE CULTURAL E RELIGIOSA, SEXUALIDADE, GÊNERO, MEIO AMBIENTE, ÉTICA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA, ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) E ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). NESTA PERSPECTIVA, COMPREENDE-SE QUE OS ASPECTOS DESTA TEMÁTICA, EM SEUS CONTEÚDO E OBJETIVOS, MOSTRAM-SE DE FORMAS DIVERSAS E SIGNIFICATIVAS, SALIENTANDO E RATIFICANDO TEMÁTICAS RECORRENTES QUE PRECISAM SER DISCUTIDAS NO COTIDIANO SOCIAL E ESCOLAR, COMO GÊNERO, ÉTICA, RACISMO E VIOLÊNCIA SOCIAL. TENDO ISTO COMO BASE, PERCEBE-SE QUE A ABORDAGEM E PROBLEMATIZAÇÃO DOS ASSUNTOS QUE PERMEIAM OS DIREITOS HUMANOS SÃO DE CARÁTER IMPRESCINDÍVEL PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA.