O PRESENTE TRABALHO APRESENTA PESQUISA DESENVOLVIDA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCA??O DE JACOBINA, BAHIA NO SEMI?RIDO BAIANO, TEM COMO OBJETIVO DESCREVER E ANALISAR O PERFIL E A FORMA??O DOS MEDIADORES ESCOLAR QUE ATUAM NA REDE MUNICIPAL DE JACOBINA, VERIFICANDO TAMB?M OS DESAFIOS ENCONTRADOS EM SUA PRATICA ENQUANTO PROFISSIONAL DA EDUCA??O. NA TENTATIVA DE ALCAN?AR O OBJETIVO, ADOTAMOS A ABORDAGEM QUALITATIVA DE INVESTIGA??O, UTILIZADO COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS A APLICA??O DE QUESTION?RIO, OBTENDO A ADES?O DE VINTE MEDIADORES QUE ATUAM EM DIFERENTES ESCOLAS DENTRO DO MUNIC?PIO. OS RESULTADOS DESTE TRABALHO APONTAM PARA A NECESSIDADE DE FORMA??O DOS MEDIADORES QUE ATUAM NA REDE, TANTO DE UMA FORMA??O INICIAL COMPROMETIDA COM A INCLUS?O EDUCACIONAL, COMO TAMB?M DA OFERTA DE FORMA??O EM SERVI?O. AL?M DISSO MOSTRA A NECESSIDADE DE UM TRABALHO ARTICULADO COM TODA COMUNIDADE ESCOLAR E A CONSTRU??O DE UM ESPA?O DE ESCUTA PEDAG?GICA E SOCIALIZA??O DE PR?TICAS E EXPERI?NCIAS DOS MEDIADORES COM A FINALIDADE DE DIALOGAR E TRA?AR ESTRAT?GIAS DE APRENDIZAGEM PARA A INCLUS?O DE TODOS OS ALUNOS NO ESPA?O ESCOLAR.