A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO TEM DEMONSTRADO A PRIORIZAÇÃO DAS INTELIGÊNCIAS LINGUÍSTICA E A LÓGICO-MATEMÁTICA, EM DETRIMENTO DAS DEMAIS DIMENSÕES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO, COMPROMETENDO A INCLUSÃO DE ALUNOS QUE POSSUEM ALGUM GRAU DE COMPROMETIMENTO COGNITIVO. TODAVIA, BUSCAMOS ANALISAR AÇÕES DIDÁTICAS IMPLEMENTADAS EM UMA TURMA DE 2º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL, EM 2019, NA QUAL HAVIA UMA ALUNA COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE – TDAH. AS REFERIDAS AÇÕES CONDIZEM COM A INCLUSÃO DA DIVERSIDADE, CUJO OLHAR EMPÁTICO E EPISTEMOLÓGICO ACERCA DO ENSINO-APRENDIZAGEM ENCONTRA-SE CENTRADO NA EXPLORAÇÃO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. PARA TANTO, A ANÁLISE DA PRÁXIS FOI GUIADA À LUZ DE TEÓRICOS COMO JANNUZZI (2012), VIGOTSKY (1991), RELVAS (2015), COSENZA (2011), ROJO (2012), ENTRE OUTROS. PODEMOS OBSERVAR A RESSIGNIFICAÇÃO NECESSÁRIA DE UM FAZER DOCENTE QUE PERCORRE UM ITINERÁRIO DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E ESTRATÉGIAS DE ATIVIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS, EM UM AMBIENTE SOCIOINTERATIVO QUE PERPASSA AS RODAS DE LEITURA DIÁRIAS, A MUSICALIZAÇÃO, A MEDITAÇÃO E A UTILIZAÇÃO DE ESPAÇOS INTERATIVOS COMO A SALA DE RECURSOS MULTIMÍDIA, CONFIGURANDO UM ENSINO CUJA DIDÁTICA BENEFICIA SIMULTANEAMENTE A CRIANÇA COM LIMITAÇÕES NEUROLÓGICAS, BEM COMO AS CRIANÇAS QUE SE SOCIALIZAM E COM ELA APRENDEM, DE FORMA COLABORATIVA. DESTA MANEIRA, CONSIDERAMOS RELEVANTE O REDIMENSIONAMENTO DO PAPEL DA ESCOLA NA ATENÇÃO ÀS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS, DE MODO QUE OBTENHAM O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO SER HUMANO, A PARTIR DE UM OLHAR INVESTIGATIVO E CRÍTICO NO ATENDIMENTO ÀS SINGULARIDADES.