A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO VOLTADA A DEFICIENTES VISUAIS NO BRASIL VEM DESDE OS SÉCULOS XIX. EMBORA SEJA GARANTIDO O ACESSO À EDUCAÇÃO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, MUITOS ENCONTRAM DIVERSAS DIFICULDADES AO SE DEPARAREM COM A DISCIPLINA DE QUÍMICA, HAJA VISTA QUE O ÊXITO DESSA DISCIPLINA ESTÁ LIGADO A TRÊS NÍVEIS DE ABORDAGENS, SENDO ESTES: O MICROSCÓPICO, O MACROSCÓPICO E O REPRESENTACIONAL. DESTE MODO O PROFESSOR DEVE BUSCAR MECANISMO PARA GARANTIR A APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES PORTADORES DE DEFICIÊNCIA VISUAL. UMA DESSAS ALTERNATIVAS BASEIA-SE NA ACESSIBILIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO. INICIALMENTE REALIZOU-SE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO ACERCA DO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO PARA DEFICIENTES VISUAIS NO BRASIL. ALÉM DISSO, O PRESENTE ESTUDO PROCUROU COMPREENDER COMO OCORREU O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E QUÍMICA ORGÂNICA PARA CEGOS. O MATERIAL PROPOSTO PODE SER PRODUZIDO COM O USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS E DE BAIXO CUSTO DE MODO QUE SE TORNA VIÁVEL A REPLICAÇÃO E USO EM ESCOLAS, QUE PORVENTURA, SEJAM DESPROVIDAS DE MATERIAIS LÚDICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA PARA CEGOS E VIDENTES.